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Anunciar no Facebook: saiba como funciona e quais as vantagens

Para um profissional de marketing digital ou uma empresa que queira boa exposição na rede social mais importante do momento, saber a melhor forma de anunciar no Facebook tem sido uma preocupação constante.

Isso porque estamos falando de um canal de altíssima conversão. Assim, se feito com as técnicas adequadas de marketing, anunciar no Facebook traz excelentes resultados para seu negócio.

Um dos grandes segredos por trás do enorme crescimento da receita da rede social é anunciar com integração ao conteúdo sem que a prática seja reconhecida como tal por usuários sem treinamento. Trata-se de pagar para colocar ofertas e promoções de produtos no feed de notícias de um público específico e segmentado dentro do Facebook.

Portanto, essa estratégia deve fazer parte de qualquer campanha que pretenda melhorar as conversões de uma empresa. Para ajudar você a entender melhor como anunciar no Facebook e quais são as vantagens obtidas, preparamos algumas dicas neste artigo. Confira!

Como anunciar no Facebook?

O primeiro ponto a ser pensado antes da criação de um anúncio é o objetivo da sua empresa e por que você quer fazer uma publicidade. Além disso, reflita sobre qual público deseja alcançar, quanto disponibiliza para investir, se quer reduzir custos e como sua campanha será visualmente.

Você deve considerar tudo isso porque se trata de itens fundamentais do seu planejamento estratégico e para não desperdiçar nenhum centavo do seu investimento. Também há o fato de que o Facebook solicita esses dados no momento de configurar sua campanha e seus anúncios.

Dessa forma, o primeiro campo a ser preenchido na plataforma é o objetivo. Após isso, use as informações das pessoas que pretende alcançar com os anúncios para fazer a segmentação. Em seguida, escolha onde você quer veiculá-los, defina seu orçamento e estabeleça um formato. Falaremos sobre os principais formatos disponíveis mais adiante.

Assim, o mais interessante de anunciar no Facebook é que existe a possibilidade de segmentar sua publicidade. Dessa maneira, você atinge exatamente os usuários que deseja, de acordo com a tecnologia utilizada, as datas de aniversário, os interesses e até quem iniciou ou terminou um relacionamento! Acredite: são inúmeras as oportunidades de acertar o alvo.

Quais são os principais formatos de anúncio na plataforma?

Alguns formatos de anúncios se mostram relevantes no Facebook, como: de redirecionamento, de evento, de oferta, local e de vários produtos. A seguir, veremos as modalidades mais adotadas na rede social. Acompanhe!

Gerados a partir de links

O anúncio de atração de leads por meio do preenchimento de um formulário é a estratégia do momento!

Para tanto, recomendamos que você alinhe sua estratégia de compra de mídia a uma de Inbound Marketing e faça anúncios específicos para o grande público. Vale oferecer webinars, e-books, ferramentas gratuitas e templates, entre outros recursos de atração.

Dessa forma, os visitantes darão informações pessoais (como nome, área de atuação, e-mail, empresa e cargo) em troca de conteúdos. Tais dados são importantes para você  qualificar os leads e estabelecer um relacionamento com eles, fazendo com que cheguem mais rapidamente ao momento de compra.

Anúncio de foto

Outro formato de anúncio bastante popular no Facebook é a publicação de imagens. Para que sua imagem não seja cortada, o tamanho ideal para anunciar no feed de notícias é 1200 x 628 pixels.

Dê atenção às necessidades e ao que for mais atraente ao seu público-alvo. Ajuste sua imagem de acordo com essas observações.

Publicação impulsionada

Uma publicação que estava originalmente na página inicial do Facebook como orgânica e mais tarde foi alavancada com dinheiro de publicidade é considerada impulsionada.

Assim, a diferença em relação às outras divulgações é que não é utilizado o gerenciador de anúncios. Além disso, há a possibilidade de incluir mais texto na descrição, pois não existe limite de palavras (como nos anúncios). Você também tem a oportunidade de inserir um link na cópia.

Podemos dizer que os únicos pontos negativos das publicações impulsionadas é que elas deixam menos opções para direcionamento, negociação e preço. Outro contra é que, como você promoveu um post que já foi criado, não pode executar nenhum tipo de teste.

Vídeos

Os conteúdos audiovisuais são os mais compartilhados e responsáveis por gerar maior alcance no Facebook. Dessa forma, investir em vídeos curtos para seu anúncio aumenta as chances de que sejam visualizados em sua total duração pelo público.

Outra boa dica para fisgar a atenção do usuário é passar a mensagem principal já no princípio do conteúdo.

Por que anunciar no Facebook é uma boa estratégia de marketing?

Os números do Facebook são impressionantes. A rede conta com mais de dois bilhões de usuários no mundo todo, sendo que quase 900 milhões de pessoas estão logadas todos os dias. Inclusive, muitos de seus potenciais clientes acessam a plataforma no momento em que você lê este artigo.

Para se ter uma ideia, só no Brasil a rede social chegou a 127 milhões de usuários. Dessa quantidade, 120 milhões acessam a plataforma por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Portanto, anunciar no Facebook é uma das grandes estratégias para as empresas atualmente. Afinal, ao fazer isso, você tem a chance de aumentar sua base de fãs e atrair mais pessoas que vão conhecer a marca.

Outros dois bons motivos são: a possibilidade de começar a anunciar com investimentos baixos e a conquista de mais vendas online ou na loja física.

Quais são os motivos para investir em anúncios nessa rede?

Nos próximos tópicos, separamos os pontos que justificam os benefícios de anunciar no Facebook. Confira!

As pessoas gastam um tempo enorme nas redes sociais

Durante todo o tempo que gasta navegando nas redes, o usuário fica em contato com diversos conteúdos. Surge, então, uma oportunidade de sua empresa se destacar e ganhar espaço ao produzir posts relevantes para os clientes em potencial.

A segmentação é surpreendente

Ter uma segmentação bem definida em sua campanha é fundamental para atingir o público e os resultados desejados. Essa tática funciona bem até mesmo para fidelizar clientes no varejo.

O Facebook é muito mais direcionado do que pensamos. Dessa forma, as marcas conseguem segmentar o público-alvo por:

  • idade;
  • gênero;
  • localização;
  • dados demográficos;
  • interesses;
  • comportamento;
  • conexões.

Há transformação de visitantes em leads e clientes

Os esforços em anunciar no Facebook trarão mais tráfego para seu site. Porém, como o objetivo do gestor da empresa é ter novos clientes e gerar vendas, você quer mais, certo?

Para tanto, é possível criar um anúncio especificamente com o intuito de captar leads na ferramenta. Então, o usuário é redirecionado a uma página com um formulário que o cadastra sem deslogar da rede. Isso ajudará na captura de leads qualificados com maior frequência e no fechamento de mais vendas.

O remarketing é incrivelmente poderoso

O remarketing é uma estratégia que mostra anúncios da sua marca para as pessoas depois de elas terem visitado seu site, usado seu aplicativo ou dado e-mails de contato. Assim, os usuários verão esses conteúdos quando:

  • visitam ou compram em outros sites;
  • acessam as redes sociais;
  • assistem a vídeos;
  • usam outros aplicativos para dispositivos móveis;
  • pesquisam no Google.

Como começar a utilizar?

Para chamar a atenção do seu público-alvo ao anunciar no Facebook, dê prioridade ao conteúdo visual e faça com que ele seja relevante. Quando for possível, ofereça um desconto para o cliente que apresentar aquela publicidade e seja objetivo com as palavras.

Da mesma forma, lembre-se de que os anúncios devem conter imagens interessantes, capazes de atrair os leads junto aos dados estratégicos sobre sua campanha. Por fim, faça um call to action (CTA), isto é, convide as pessoas a realizarem uma ação com dizeres como: “saiba mais”, “confira as dicas”, entre outras.

Como vimos, as redes sociais oferecem boas oportunidades de potencializar suas estratégias de marketing. A regra de ouro é sempre confirmar se o usuário chegará ao objetivo da campanha traçado por você. Só não se esqueça de conferir as atualizações da plataforma e as políticas de boas práticas ao anunciar no Facebook.

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