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11 dicas para produzir conteúdos humanizados

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30 / 05 / 2022 | Sem categoria

O marketing de conteúdo é feito por e para seres humanos, que são únicos, têm seus gostos e interesses, dúvidas e necessidades, emoções, sentimentos, crenças e afetos. Por isso, o conteúdo humanizado precisa ser uma prioridade do marketing.

Nos últimos anos, a internet viu a produção de conteúdo digital crescer exponencialmente. As empresas passaram a criar milhares de artigos, posts e vídeos no marketing digital. Porém, muitas delas focaram apenas no volume de publicações, principalmente diante da pressão dos algoritmos.

Só que existem pessoas do outro lado da tela. E elas esperam que o conteúdo seja interessante, resolva suas dúvidas e atenda às suas necessidades. Quando isso acontece, significa que a marca tem um conteúdo humanizado, que consegue se conectar com as expectativas e emoções do ser humano para quem ele foi produzido.

Mas afinal, o que é conteúdo humanizado?

Conteúdo humanizado é aquele que compreende a realidade da persona e se conecta com os seus interesses, necessidades e emoções, com o objetivo de criar uma relação de confiança com o seu público.

O conteúdo humanizado faz parte do conceito de human experience ou experiência humana, que coloca o ser humano no centro das estratégias de marca. A mentalidade não é mais centrada no usuário (user experience) ou no consumidor (customer experience), mas no ser humano que se relaciona com a marca.

Afinal, as pessoas não se resumem a meros consumidores, compradores, muito menos um alvo a ser atingido. Elas são seres humanos — cada um com seus gostos, dores, desejos, necessidades e toda a sua complexidade.

Portanto, o conteúdo humanizado é centrado nas pessoas — não nos produtos da empresa, no volume de publicações, nem na velocidade da produção. Esse tipo de conteúdo conversa com as pessoas, entende o que elas precisam saber e entregam algo de valor para a sua vida. 

Qual a importância de humanizar o conteúdo?

Um conteúdo humanizado tem o poder de se conectar com as pessoas e fortalecer o relacionamento da marca com o seu público.

Quando as pessoas acessam um conteúdo na internet, elas não querem perder tempo, como acontece com textos superficiais e genéricos. O que elas querem é resolver uma dúvida, aprender sobre algum assunto ou simplesmente se entreter. Se o conteúdo consegue cumprir essa função, significa que ele foi feito por e para pessoas.

Dessa forma, o marketing se fortalece. Os consumidores criam confiança naquela marca, porque ela mostra que entende as suas necessidades e quer ajudar a resolvê-las. O público se engaja com a marca, porque sabe que ela pode oferecer mais conteúdos do seu interesse.

Na prática, esse envolvimento se transforma em fidelização dos consumidores e em mais vendas e faturamento para a empresa.

Agora sim, 11 dicas para colocar em prática

Vamos entender melhor como humanizar o conteúdo? A principal dica é lembrar que existe uma pessoa do outro lado da tela — e é com ela que você quer conversar. Agora, veja todas as outras dicas para você criar conteúdo humanizado para a sua marca:

  1. Conheça a sua persona: A persona deve ser criada com base em dados reais sobre os seus clientes. Analise o perfil dos visitantes do seu site, entreviste clientes fiéis à sua marca, envie questionários para a sua base de emails.
  2. Desenvolva a empatia: A empatia é uma capacidade valiosa para humanizar os conteúdos. Com ela, você consegue entender o mundo aos olhos de outra pessoa e se conectar com as emoções dela — nesse caso, dos seus clientes.
  3. Foque na qualidade: Não adianta escrever qualquer coisa, só para ter mais publicações no blog e nas redes sociais ou cumprir uma tabela de produção que não faz sentido. Isso gera conteúdos genéricos, que não se conectam com as pessoas.
  4. Invista em storytelling: Contar histórias ajuda a se conectar com as emoções das pessoas. Desde pequenos, ouvimos as histórias dos nossos avós sobre como era o mundo antigamente. Os olhos brilham e o coração palpita com histórias de heróis e vilões, príncipes e princesas. No nosso dia a dia, mergulhamos em narrativas de filmes, séries e novelas depois de um dia de trabalho. 
  5. Compartilhe os valores da sua empresa: As pessoas se identificam com o que a marca defende e personifica. Nos conteúdos humanizados, esses valores podem aparecer de forma implícita nas histórias que a marca conta, na linguagem que ela utiliza e nos assuntos que aborda.
  6. Crie uma comunidade com seus clientes: Criar uma comunidade com os seus clientes ajuda a marca a se aproximar das pessoas. Quando ela interage de forma mais próxima com os clientes, consegue entender melhor suas dúvidas, angústias, necessidades e comportamentos. Assim, é possível escrever conteúdos melhor direcionados para a persona e, portanto, mais humanizados.
  7. Use uma linguagem mais próxima da sua audiência: Defina uma forma de comunicação que faça as pessoas se identificarem e se sentirem à vontade com a sua marca, como se estivessem falando com um amigo.
  8. Mostre pessoas que estão por trás da sua marca: Uma das melhores formas de humanizar o conteúdo é mostrar que a marca é feita por pessoas. Dessa forma, você consegue se aproximar dos seres humanos que se relacionam com ela — eles entendem que, na verdade, estão se relacionando com outras pessoas, o que faz muito mais sentido.
  9. Não fale apenas dos seus negócios: As pessoas que acompanham a sua marca não querem saber apenas do seu produto, das suas ofertas e promoções. Isso também é importante, claro, mas elas querem participar do universo da sua marca, que envolve muito mais que vendas.
  10. Crie recomendações personalizadas: Personalização é um dos pilares da humanização do conteúdo. Você cria conteúdos para cada pessoa, que se sente única e valorizada pela marca. Muitas vezes, isso acontece por meio da automação, que permite escalar a produção de conteúdos personalizados.
  11. Converse com as pessoas: Elas querem falar e ser ouvidas e, se você der espaço para isso, elas vão se sentir muito mais conectadas com a sua marca.

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