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Por que o marketing de indústria é importante?

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2 / 03 / 2023 | Blog, Marketing

Pensar em estratégias efetivas para instaurar um bom marketing para a sua indústria é indispensável, pensando na expansão do seu negócio e na geração de lucros a partir da implantação de algumas estratégias para vender mais.

Em geral, o marketing para indústrias é conhecido como marketing B2B (“business-to-business”, que quer dizer “de negócio para negócio”). Basicamente, se trata de uma estratégia que visa desenvolver relações de longo prazo entre empresas.

Como fazer o marketing industrial?

Dentro do Marketing Industrial é possível desenvolver campanhas e manter estratégias de engajamento, criar conteúdos relevantes, atualizar o site/blog e desenvolver um relacionamento com o público, de acordo com a necessidade de cada negócio.

No entanto, pode ser uma tarefa complexa administrar uma indústria, devido aos diferentes departamentos que precisam de atenção para manter a produção, as vendas e os investimentos.

Dessa forma, quando o empresário também precisa se dedicar ao marketing, tende a comprometer parcialmente a sua gestão. Para reverter essa situação, o mais indicado é contratar uma Agência de Marketing Digital que tenha experiência aprofundada no ramo industrial. 

Qual a importância do marketing no processo de produção industrial?

O Marketing Digital para o ramo industrial não é mais uma escolha, e sim uma necessidade. A internet possibilitou uma comunicação institucional muito mais acessível, porém, ainda parece ser um assunto distante ou pouco trabalhado por boa parte dos gestores do setor produtivo. Mas, fazer ações de marketing industrial B2B exige alguns passos e estratégias.

Entre as estratégias, podemos destacar o Inbound Marketing, também conhecido como ‘Marketing de Atração’, cujo objetivo é atrair, converter e encantar clientes por meio de ações como: marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais.

Como vender mais na indústria?

O processo de vendas de uma empresa para outra é bastante complexo. As exigências são maiores, pois estamos falando de compras que envolvem lotes com milhares de um mesmo tipo de produto.

Ainda que as diferenças devam ser consideradas, tanto no marketing B2C quanto no B2B é fundamental iniciar o planejamento de olho no público-alvo. Assim, você conseguirá identificar quais são as “dores” dos seus clientes e como seu produto pode “curá-las”. Para tanto, os pilares do Inbound Marketing são extremamente relevantes: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. 

Entenda sobre funil de vendas

Empresas costumam ter processos decisórios lentos e sistematizados. Por isso, é importante conhecer as etapas seguidas por elas até que fechem um negócio. Isso pode ser identificado através do funil de vendas:

  • 1ª Fase: Realização de visitas no site/portal;
  • 2ª Fase: Cadastro na base de e-mails;
  • 3ª Fase: Recebimentos das mensagens de venda;
  • 4ª Fase: Análise da oportunidade;
  • 5ª Fase: Fechamento do negócio.

Invista em marketing de conteúdo

Esta é uma excelente maneira de se tornar referência no assunto, desenvolver autoridade e se destacar da concorrência. Algumas ideias que podem ser colocadas em prática são:

  • Criação de um blog para postar textos semanais;
  • Produção de conteúdos relevantes para redes sociais;
  • Envio de e-mail marketing para estreitar relações.

Fortaleça sua presença digital

Ao investir na criação de conteúdo, sua presença digital se fortalecerá e isso é imprescindível. Até porque, com o avanço da internet, quem não domina a estratégia de marketing digital para indústrias, fica para trás! Existem diversas formas de ser visto e até já citamos algumas delas por aqui: mídias sociais, tais como Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter, e-mail, blog, site e etc. Para definir quais são as melhores redes, faça uma pesquisa e descubra onde está concentrado o seu público.

Estabeleça sintonia entre o marketing e as vendas

Para que o planejamento estratégico seja efetivo, é essencial que o setor de marketing esteja alinhado ao de vendas. De tal modo, os modelos de persona e a segmentação de público, por exemplo, devem ser os mesmos.

Sem que haja essa integração de objetivos e prioridades, a empresa pode se prejudicar, já que essas duas áreas mantêm contato direto com o cliente.

Nunca pare de inovar

Algo que será decisivo para o sucesso (ou fracasso) de uma estratégia de marketing para indústrias é o estudo continuado. Sem pesquisar o mercado, se atualizar sobre seu produto e conhecer bem a concorrência, será bastante difícil se destacar. Portanto, não pule esta etapa do processo.

Qual é a função do marketing na empresa?

No caso do marketing para indústrias, a ferramenta se destaca na internet, que é uma poderosa ferramenta de marketing, para que as empresas encontrem o seu público e mostrem a sua marca de forma personalizada e atrativa.

É aqui onde estão donos de empresas, executivos, compradores, técnicos e muitas pessoas que tomam decisões de compra através das redes sociais, e as usam com um viés comercial, buscando diariamente por um serviço ou produto.

Alcance o sucesso do seu negócio! Seja você quer inovar dentro do mercado industrial, conte com a Motion Publicidade e realize a implementação do Marketing Digital na sua empresa, somos especialistas no assunto, trabalhando com a satisfação e o resultado do seu negócio.

A Motion Publicidade quer te ajudar a encontrar maior notoriedade e de te estabilizar no mercado, mas agora chegou a nossa vez de te perguntar, aceita essa ajuda? 

Em todo o nosso blog você também pode encontrar uma variedade de conteúdos que irão ajudar a alavancar seus negócios na internet! 

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