Marketing Digital aplicado a Serviços. Você sabe por que ele é tão importante? Bem, se levarmos em conta que o setor de serviços é responsável por cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, é de se considerar o peso que temos de dar a ele no que se trata de incentivá-lo. 

Ano após ano, ganha mais destaque, principalmente pelo desenvolvimento acelerado da tecnologia, utilizada por cada vez mais pessoas e com cada vez mais frequência. Hoje, usufruir de serviços está muito mais fácil e acessível. Na palma da mão, por exemplo, marcamos horário e pagamos a conta por meio dos mais diversos aplicativos. 

Ok, já sabemos que investir nesse tipo de marketing é inteligente, mas o que diferencia o marketing digital aplicado a serviços do marketing digital aplicado a produtos? Simples. Produto: diz respeito ao que é palpável. Serviços: trabalha com o que é referente a ações que visam a gerar valor. 

Marketing Digital é uma subcategoria do Marketing e, como subcategoria, apresenta metas como identificar, mensurar, explorar o potencial de obtenção de lucro que uma empresa tem perante seus clientes. A meta final é satisfazê-los, e isso é feito quando, nos serviços, é agregado valor, de forma a diferenciar uma empresa em relação às concorrentes. 

Isso envolve uma série de estratégias para difundir as vantagens de adquirir os serviços. Para começar, a identidade da marca tem de estar muito bem definida. Não adianta a empresa simplesmente existir sem saber por que veio e para que veio.

 

Também é preciso investir em táticas de comunicação que firmem, de fato, um bom relacionamento com o público alvo. É necessário pesquisar para saber bem quem é ele e do que precisa. Só assim é possível desenvolver conteúdo assertivo para alcançá-lo. Depois, o melhor canal deve ser usado. 

 

 

Aquele velho ditado ‘’quem não é visto não é lembrado’’ é mais do que pertinente quando o assunto é o marketing da sua marca. Quando você produz conteúdo na Internet, pode ter certeza de que é uma ótima opção para chamar a atenção das pessoas (leia nossa matéria sobre como vender mais e conquistar clientes com conteúdo atrativo). 

É claro que não é uma coisa simples de se fazer, mas isso, aliado aos outros fatores, contribui para que o público esteja mais propenso a contratar sua empresa, que parecerá, aos olhos deles, confiável e respeitada. Consequentemente, há maior tendência a resultados financeiros.  

Fique atento a tudo o que acontece

Um dos motivos que fazem o marketing de conteúdo dar certo é o dono acompanhar os resultados por meio de métricas e KPIs. Assim é que será possível identificar as falhas e consertá-las, assim como apostar ainda mais nas estratégias que estiverem apresentando bom desempenho.

Saiba aonde você quer chegar

Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve. Uma empresa que leva o marketing dessa maneira dificilmente vai para frente. Estabeleça metas claras para que seu marketing de serviços funcione. Uma vez que se consegue mensurar determinado desempenho, é possível, realmente saber atingiu o objetivo ou não.

Que tal sua empresa ter um aplicativo?

Cada vez mais empresas de todos os ramos estão beneficiando a elas mesmas e aos clientes oferecendo um aplicativo. A ferramenta gera mais envolvimento por parte do público e agiliza o atendimento. Os smartphones estão dominando e vão cada vez mais ser essenciais para as pessoas. Visto isso, ter um app é cada vez menos um diferencial e cada vez mais uma necessidade .

Disponibilize seu site para a versão mobile 

Quem não acompanha a evolução da tecnologia fica para trás, não adianta. Muita gente usa o celular para navegar na Internet. Se seu site não está adaptado para o modelo de leitura do seu público, a navegação fica prejudicada, o que faz o usuário tender a sair da sua página mais rapidamente. O mundo é mobile. Convença-se!

Case Fazenda Contabilidade

Um bom exemplo de como o marketing digital aplicado a serviços traz resultados incríveis é o case da Fazenda Contabilidade, um dos clientes da Motion. 

Nossa missão era trazer tráfego e acessos, autoridade e credibilidade para o site do Fazenda. Para isso, trabalhamos no desenvolvimento de estratégias. Queríamos fazer o público ir até nosso cliente e não ao contrário. 

Como fizemos isso? Fomos buscar entender a realidade da empresa e os anseios mais comuns de seu público alvo. Desenvolvemos o conteúdo que eles tinham necessidade de ler e em seguida, após trabalharmos com as emoções dessas pessoas, a Fazenda oferecia seus serviços para ajudá-los em suas dificuldades. Como consequência, nosso conteúdo reverteu em vendas. 

Além disso, nós nos utilizamos de estratégias como SEO, heading tags, link building etc, para que o site e o blog da Fazenda Contabilidade aparecessem mais ao topo na lista orgânica de buscas do Google. O que aconteceu, então? Após quatro meses, aumentamos o tráfego do site de 185 para 2948 visualizações.

Outro ponto em que trabalhamos para a Fazenda foi o mailing. A empresa não trabalhava com envio de e-mail marketing, newsletter e outros materiais ricos para os clientes. Nós fomos, então, fazer isso para ele. 

Hoje temos uma base com quase mil contatos ativos e muitas vendas já foram fechadas devido a esse relacionamento. Investimos pesado em mídia OOH, campanhas patrocinadas, relacionamento constante por meio das redes sociais, blog e e-mails

Gostou? Que tal aplicar essas estratégias na sua empresa? Se precisar de nós, é só chamar. Fale conosco pelo telefone 32060940 ou envie um e-mail para contato@motionpublicidade.com.br