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Os 10 maiores mitos do Marketing Digital

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17 / 09 / 2019 | Novidades

Não adianta fugir e nem tentar evitar, quando você menos esperar, este assunto vai voltar para a roda de conversas de seus amigos e colegas, principalmente se você tiver algum negócio ou uma agência: o Marketing Digital.

E como não falar de algo tão presente em nossa vida moderna e online? Tão essencial para, praticamente, todas as empresas, negócios e nichos do mercado, o marketing digital já é realidade há muitos anos e divide o protagonismo com o marketing tradicional. Entretanto, como é uma área, relativamente, “nova”, ainda existem muitas informações erradas, incompletas e até mitos absurdos sendo repassados. E essas desinformações fazem com que empresários se sintam inseguros em adotar o marketing digital, ou, até pior, faz com que comentam erros bobos e perigosos. 

Então, pensando em você e seu negócio, separamos os 10 maiores mitos do Marketing Digital para que sua empresa nunca mais se confunda. Aperte os cintos e vamos lá! 

Mito 1 – Marketing Digital é só ter um site e o resto acontece sozinho 

Este é um dos pensamentos mais comuns: é só eu estar presente na internet que já estou fazendo marketing digital. Mentira! 

Como qualquer estratégia e método, é preciso planejamento! E se você acredita que não, o único prejudicado será você. Sim, ter um site é importantíssimo, mas é só o topo da pirâmide; pois é em seu site que estarão todas as informações sobre seu negócio, serviços/produtos e tudo de bom que você proporcionará aos seus futuros clientes, mas como você os levará até o site para transformá-los em clientes? Com outras estratégias digitais, é claro.

O marketing digital é um aglomerado de estratégias e técnicas para ajudar sua empresa a engajar e crescer, dentre elas estão: e-mail marketing, inbound marketing, marketing de conteúdo, anúncios em buscadores, redes sociais, SEO, campanhas com influenciadores digitais e por aí vai. 

Mito 2 – Tenho perfil nas principais redes sociais, então tá tudo certo! 

O mesmo pensamento errôneo citado acima também é, muitas vezes, usado quando o assunto é redes sociais. Muitos empreendedores novatos, ou inexperientes, acreditam que basta criar seu perfil no Facebook e Instagram, postar conteúdo a esmo e esporadicamente, que os clientes virão e as vendas aumentarão. Não é bem assim não…

Tenha em mente que você deve fazer a coisa mais importante de todas antes de tudo: o planejamento estratégico! Com o planejamento você definirá quais as melhores plataformas para o seu negócio, mas acima de tudo, também definirá público-alvo, personas dos seus clientes, que linguagem e comunicação seguir, quais conteúdos postar, estudar questões relacionadas ao micro e macroambiente, analisar o perfil e momento da empresa, estabelecer objetivos e metas, etc. 

Este planejamento guiará sua comunicação digital por muito tempo e pode ser a fórmula para manter a consistência e crescimento da sua comunicação. 

Mito 3 – Se funcionou com ele, por que não comigo? 

Este parece um erro inocente, mas é perigoso! Cada empresa tem seu nicho, sua personalidade, seu público e suas características únicas, e, de fato, sempre surgem ações e campanhas incríveis, mas isso não quer dizer que trarão os mesmos resultados para o seu negócio. 

Existem dezenas formas de se comunicar, no entanto, é preciso ficar atento pois nem tudo que funciona para uma companhia, funciona para todas. É essencial estar online, não há dúvidas, porém é preciso ter cuidado para investir seu dinheiro de maneira correta e inteligente, analisando exatamente o que a empresa quer. 

Com planejamento e uma equipe engajada, é mais do que possível criar ações inovadoras e marcantes. Acredite no seu time! 

Mito 4 – Marketing Digital é caro e minha empresa é muito pequena para isso

Este é um dos pensamentos mais comuns e equivocados que ouvimos do nosso querido marketing digital! Primeiro, se você pensa nisso como um gasto para seu empreendimento, invés de investimento, é muito mais fácil de dar errado, então mude essa mentalidade, pois este é o primeiro erro. 

Segundo, qualquer tipo de serviço tem o seu custo e esse custo não é “baixo”, realmente, no entanto, se for para comparar entre o marketing digital e o tradicional, o valor pago por anúncios em mídias como TV, rádios, revistas,  jornais e entre outros, é muito maior e é fácil de perceber que as plataformas virtuais possuem um custo-benefício muito mais em conta.

Terceiro, o que faz essa estratégia ser tão boa é o fato de ela ser acessível e flexível. É possível encaixá-la e adaptá-la em empresas e negócios de todos os nichos e tamanhos. E com planejamento e inteligência, é possível fazer milagres com pouco investimento. Existem diversos cases de sucesso e histórias de pequenas e médias empresas que conquistaram resultados ótimos com investimentos adequados à realidade da empresa e até bateram de frente com grandes nomes do mercado. 

Mito 5 – Não vale a pena, meu público nem está nas redes sociais

Neste mito seremos diretos, vamos lá: 80% dos usuários da internet estão nas redes sociais, existem cerca de 1 bilhão de usuários no Facebook e no YouTube, mais de 400 milhões no Instagram e no LinkedIn, e mais de 300 milhões no Twitter. Você tem certeza mesmo que nem um pouco do seu público está online? Você tem que saber exatamente quem ele é e onde procurá-lo! 

Mas, se você ainda acredita que as redes sociais não são as plataformas preferidas do seu público, há outras maneiras de chegar até ele, como e-mail marketing, marketing de conteúdo, anúncios em buscadores, materiais impressos, etc. 

Mito 6 – E-mail marketing? Ultrapassado né

Sempre tem alguém para dizer que alguns métodos morreram, enquanto, na verdade, eles estão vivíssimos! E o e-mail marketing é um dos que foram “mortos”. 

Se você acredita que ninguém mais lê e-mails, você é quem está perdendo ótimas oportunidades de venda, conversão e aproximação com os clientes! O correio eletrônico continua sendo fundamental para ações online, pois ajuda a conduzir seus contatos até o momento final da compra. Além do mais, você não disputa atenção entre concorrentes e algoritmos das plataformas, já que muitos clientes do mailing escolheram receber e-mails da sua empresa. 

Algumas de suas vantagens são: ótimo alcance e segmentação conforme se alimenta sua lista de e-mails; possibilidade de personalização, ajudando no encantamento e fidelização de clientes; ferramentas de automação, proporcionando mais produtividade; aumento de cliques e vendas; redução de custos de marketing e por aí vai. É uma das melhores formas de se ficar próximo dos seus clientes reais! E recado importante: nunca compre lista de e-mails, não dá certo e irá prejudicar seu mailing! 

Mito 7 – Os resultados são muito rápidos! 

Se você acha que, da noite para o dia, seus seguidores irão aumentar, sua caixa de entrada vai lotar e seu estoque irá acabar de tanto vender, então lhe informo: é melhor esperar sentado.  

Em qualquer ação que criar, você deve ter paciência e também tato para monitorar em tempo real os resultados obtidos e, se for preciso, realizar algumas modificações na campanha. E também, é com o tempo que sua ação vai se estruturando e ganhando corpo; conforme passa, o potencial completo do trabalho vai se revelando e os resultados aparecendo. 

Planeje-se, faça testes, mensure todas as suas ações no ambiente online e crie bastante! Errando e aprendendo, usando os dados colhidos, e acima de tudo, mantendo a consistência de suas ações e comunicação, seus resultados crescerão e se tornarão cada vez mais consistentes. É claro que algumas ações têm a sorte de se tornarem virais e colherem resultados rápidos, mas são casos raros e que, também, são mais fáceis de acontecer com marcas grandes. Então, acredite no seu potencial criativo e vá testando suas ações. 

Mito 8 – Marketing de Conteúdo é sobre meu negócio.

Nananinanão, meu amigo! Esta é um erro recorrente, mas que é facilmente percebido com o tempo. Nenhum cliente irá seguir suas páginas nas redes sociais ou acompanhar seu blog se você falar exclusivamente da sua empresa. Ninguém gosta de seguir um folheto de propaganda online.

Lembre-se: marketing de conteúdo é sobre seus clientes, do que eles precisam ou não sabem, para, no final, você mostrar que sua empresa tem o que eles procuram. Descubra as necessidades, dores e desejos de seu público e crie conteúdos focados neles; seu objetivo é esclarecer dúvidas, resolver problemas e compartilhar informações relevantes por meio de conteúdos de qualidade. Dessa forma, a persona é guiada pelo funil de vendas e consegue, ao final do processo, tomar sua decisão de compra com segurança.

Com conteúdo de qualidade se encanta a pessoa, faz com que ela sinta confiança em sua empresa e a converte em um cliente! Então, o recado está dado: esqueça de você um pouco e foque no seu crush, o cliente! 

Mito 9 – Se alguém comentar algo ruim, só apaga. Não dá nada! 

Evite isso à qualquer custo! Erros acontecem, uns mais graves e outros nem tanto, mas, em TODOS OS CASOS, o certo é responder educadamente ao cliente, tentar reverter a situação e, se for necessário, desculpar-se publicamente. 

Isso demonstra profissionalismo e respeito perante aos clientes. Ademais, se você conseguir resolver o problema do cliente com tato e eficiência, é possível que ele se torne um cliente ainda mais fiel, por ter sido bem tratado. Há a chance de outros clientes verem você lidando bem com a situação, melhorando sua imagem como companhia! Então, se cometer um erro, assuma-o e conserte-o! 

Mito 10 – Vou ter que aumentar minha equipe, não vai dar…

Adotar uma estratégia de marketing digital em sua agência não significa, necessariamente, aumentar sua equipe. Caso você não tenha colaboradores que entendam da área ou não queira mesmo abrir um setor disso em sua empresa, a solução mais simples e eficiente é contratar uma agência especializada! 

Você até pode aprender sozinho e tocar isso em seu negócio, mas isso demandará tempo, esforço e foco, fazendo com que você se sobrecarregue. Agências de publicidade são prestadoras de todos esses serviços que citamos no texto e estão preparadas para atender esse tipo de demanda. Isto quer dizer, agências como nós, a Motion Publicidade realizam todo o trabalho de comunicação digital para empresas que necessitam de suporte nessa área; criamos ações e campanhas, alimentamos redes sociais e interagimos com clientes, trabalhamos o SEO e criamos anúncios, criamos materiais online e offline e por aí vai. Tudo isso com o objetivo de fazer sua marca chegar cada vez mais longe!

Este é um investimento que vale a pena e traz ótimos retornos a longo prazo! Pesquise bem as agências que lhe interessam, analise quais se encaixam com seu negócio e objetivos, se as ideias e propósitos se alinham e etc. Vocês precisam estar em sinergia para criar as ações perfeitas e colher resultados ótimos. Estes são apenas 10 dos maiores mitos do Marketing digital! Pode apostar, existem muuuito mais, portanto, tome muito cuidado e nunca acredite em nada de primeira. O marketing digital da sua empresa agradece! 

A Motion Publicidade já possui anos de experiência no universo do Marketing Digital e muita expertise para atender todas as suas necessidades online. Está com dúvidas? Quer uma consultoria? Necessita de algum serviço? Estamos à disposição, basta entrar em contato e marcar uma conversa!