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Como criar um calendário editorial para as minhas redes sociais?

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23 / 09 / 2019 | Marketing

Como você organiza as publicações da sua empresa nas redes sociais? O calendário editorial é um recurso muito interessante para quem deseja investir em marketing de conteúdo a fim de aumentar a visibilidade da marca.

A ferramenta auxilia no planejamento e execução das tarefas, trazendo periodicidade às postagens e alinhando as pautas às expectativas do público-alvo. Assim, a estratégia adotada se torna ainda mais eficaz e todo o processo pode ser monitorado.

Continue na leitura para conferir outros benefícios de adotar esse recurso na promoção da marca. Entenda sua aplicação, aprenda a desenvolvê-lo e veja como uma agência de publicidade pode fazer a diferença na divulgação do seu negócio.

O que é o calendário editorial?

Estamos falando de um documento em que é anotada a programação da publicação de conteúdo de sua empresa. Nele, constam informações úteis ao desenvolvimento das pautas e direcionamento da equipe responsável pela produção, como:

  • datas de publicação;
  • prazos para cada fase da produção de conteúdo;
  • formato e tema das postagens programadas;
  • palavras-chaves já utilizadas em materiais anteriormente publicados;
  • etapa do funil e personas da pauta;
  • datas de divulgação nas redes sociais.

Como funciona o calendário editorial?

Ele cria um cronograma a ser cumprido pela equipe de produção de conteúdo, planeja, organiza e admite o monitoramento das etapas do processo, além de estabelecer diretrizes claras que vão orientar o trabalho de analistas, redatores e revisores.

É possível montar o calendário editorial no Word, Excel, Google Planilhas ou Libre Office, por exemplo — você receberá adiante algumas dicas para desenvolver o seu. A ferramenta ainda pode contar com notificações e lembretes com a finalidade de evitar a perda de prazos.

O documento é útil para garantir que a produção de conteúdo apresente o produto ou serviço da empresa da melhor maneira possível. Com total identificação entre o problema do lead e a solução ofertada pela companhia, são maiores as chances de concluir uma venda.

O recurso em questão garante o total alinhamento da organização com o mercado consumidor, identificação que aproxima compradores. Em resumo, além de ser uma importante ferramenta de controle interno, ela contribui para o posicionamento da marca.

Quais são os benefícios do calendário editorial?

Falamos de forma geral como ele auxilia a empresa a se afirmar como referencial no seu segmento de atuação. Trataremos, na sequência, de vantagens específicas da utilização do documento na produção de conteúdo.

Controle de prazos e periodicidade

O documento ajuda o marketing a estabelecer um canal de comunicação contínua com o público em que o material é entregue sempre de forma pontual. O comprometimento expressa o profissionalismo da organização, rendendo a ela credibilidade, e alimenta a relação com o consumidor, o que favorece a fidelização.

Diversificação de formatos

Uma imobiliária pode perder oportunidades de venda focando apenas na produção de artigos para divulgar seus imóveis. Talvez vídeos mostrando a vizinhança e conversas com os donos dos estabelecimentos comerciais por ali chamem mais a atenção de um comprador em potencial.

O calendário editorial promove a diversificação de formatos porque admite a visualização das publicações realizadas e, assim, evidencia pautas a serem exploradas em outros materiais. Um e-book sobre saúde financeira pode dar origem a um artigo que fale da escolha de regime tributário e a outro sobre demonstrações contábeis, por exemplo.

Não repetição de temas

A multiplicidade de temas dentro de um mesmo assunto ajuda na conversão de leads porque evidencia o quanto sua empresa está preparada para atuar no setor e satisfazer plenamente as expectativas do cliente. O calendário editorial evita pautas recorrentes e uso de palavras-chaves repetidas, otimizando a produção de conteúdo.

Equilíbrio entre as pautas

Pessoas em diferentes etapas da decisão de compra consomem os materiais postados nas páginas virtuais da organização. Você atende a todas quando tem um documento que permite monitorar quais assuntos foram contemplados no topo, meio e fundo do funil de vendas.

Como desenvolver um bom calendário editorial?

Nesse momento, talvez você já tenha se convencido da importância da ferramenta para o sucesso das estratégias adotadas pelo marketing. Que tal algumas dicas para montar e utilizar o documento em sua total potencialidade? Confira!

Conhecimento do público-alvo

Você pode escrever um texto impecável cujo teor não é de interesse do leitor. A intenção da produção de conteúdo é conduzir quem o acessa pelo funil de vendas até a pessoa efetivamente adquirir seu produto ou serviço.

O calendário editorial só será bem-desenvolvido se as pautas forem condizentes com as expectativas do consumidor-padrão da marca. Para tanto, invista em pesquisas de mercado e analise os dados dos clientes a fim de entender seu perfil de compra.

Determinação da frequência

Lembra quando falamos da necessidade de estabelecer um canal de comunicação contínua com o público? Então, com que periodicidade vai ter post novo nas redes sociais da empresa? A resposta orienta o trabalho da equipe para que haja tempo hábil de divulgar e produzir o conteúdo.

Qualificação da equipe

De nada adianta ter um calendário editorial se os responsáveis pelo material a ser publicado não souberem montar e usar o documento. Dê treinamento e ofereça suporte para os colaboradores aprenderem a estruturar e a editar o arquivo no programa eleito. Assim, eles poderão monitorar o processo e incluir notificações nas tarefas.

Escolha dos canais de divulgação

Um conteúdo para o Instagram, geralmente, não tem formato igual a outro sobre o mesmo assunto veiculado no blog da empresa. Os usuários se comportam de jeitos diferentes conforme a plataforma utilizada, cabendo ao marketing a definição de quais meios atingem melhor o público-alvo — impacto direto na montagem do calendário editorial.

Produção de conteúdo para as redes sociais

Se quiser apostar na escrita, opte por textos curtos e de forte apelo visual. Também utilize recursos rápidos e dinâmicos como os Stories a seu favor. Talvez valha a pena investir na produção de foto ou vídeo para potencializar o impacto da mensagem transmitida, etapas que interferem no cronograma e, por isso, precisam ser estudadas.

Quais são as vantagens de contratar uma empresa especializada no assunto?

Uma agência de publicidade tem o conhecimento necessário para potencializar os resultados esperados pelos gestores na adoção do marketing de conteúdo como estratégia de promoção da marca.

A terceirizada entende de produção, SEO e gerenciamento de redes sociais, por exemplo, sendo capaz de montar e seguir o calendário editorial à risca. Ainda, ela tem em sua equipe profissionais com conhecimento técnico sobre fotografia e edição de fotos, muitas vezes úteis para impulsionar suas publicações.

A produção de conteúdo tem sido adotada por muitas empresas, mas precisa ser bem-implementada a fim de melhorar o tráfego, gerar leads qualificados e aumentar a visibilidade da marca.

Quer posicionar seu negócio estrategicamente no mercado? O calendário editorial ajuda no controle das publicações nas páginas virtuais da organização. Prazos, pautas, formatos, personas e etapas do funil de vendas são controlados com alta eficácia quando o marketing lança mão desse importante documento.

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