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 Marketing Industrial: os desafios e as estratégias para se destacar nesse mercado

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14 / 08 / 2023 | Blog

Todo e qualquer segmento no mercado de trabalho encara desafios quando o assunto é Marketing. Para o Marketing Industrial, especificamente, ele apresenta desafios únicos devido à sua natureza ser um pouco mais complexa.  As empresas que atuam nesse setor enfrentam obstáculos como, por exemplo: 

  • Alto custo de aquisição de clientes;
  • Complexidade no processo de compra;
  • Necessidade de se relacionar com tomadores de decisão de alto nível.

Continue a leitura e explore mais a fundo esses desafios e descubra como superá-los para alcançar o sucesso no marketing industrial.  

Aquisição de clientes

Essa é uma das principais dificuldades do marketing industrial, principalmente, pelo seu alto custo. As negociações complexas e a necessidade de personalização levam a um ciclo de vendas mais longo e custoso. Além disso, os custos de marketing para alcançar o público-alvo específico também pode ser mais significativo, ainda mais quando não tem nenhum responsável especialista por trás desse assunto. 

Para superar este primeiro desafio, é imprescindível investir em estratégias de marketing digital direcionadas, como SEO, marketing de conteúdo e publicidade direcionada. 

Complexidade do processo de compra

Diferente de outros segmentos onde esse processo é muito mais simples, pois a conversa costuma ser diretamente com o consumidor tomador de decisão, o processo de compra no setor industrial é mais complexo e envolve várias etapas e influenciadores-chave. Os tomadores de decisão estão sujeitos a restrições financeiras, requisitos técnicos, regulamentações, entre outras características que sempre são levadas em consideração além do simples “querer” ou “precisar”. 

Para enfrentar esse desafio, é essencial entender profundamente qual é o processo exato que define a compra para o seu público-alvo. Mapear diferentes etapas, identificar os influenciadores-chave em cada estágio e personalizar sua abordagem de marketing de acordo são algumas das alternativas. Concentre-se em fornecer informações relevantes e valiosas em cada etapa do processo de compra para ajudar os clientes a tomar decisões informadas.

Relacionamento com tomadores de decisão de alto nível

Após entender qual o processo exato para efetuar o processo de compra, muito provavelmente você estará lidando diretamente com o tomador de decisão de alto nível. No marketing industrial, é fundamental estabelecer relacionamentos sólidos com esses tomadores de decisão, pois essas pessoas costumam ter grande influência na escolha de fornecedores e parceiros de negócios. Invista em construir uma reputação de expertise e confiabilidade no setor, seja por meio da participação de eventos da indústria, publicação de conteúdo relevante ou estabelecendo conexões pessoais.  Demonstre seu conhecimento e capacidade de solucionar os desafios específicos enfrentados pelos seus clientes.

Enfrentando a concorrência

Devemos sempre lembrar que o marketing industrial é um campo altamente competitivo, com várias empresas visando o mesmo cliente. Portanto, se destacar da concorrência é vital. Para isso, desenvolver uma proposta de valor única e diferenciada, destacar características exclusivas que só a sua empresa tem, suporte ao cliente personalizado e etc. Todas as qualidades e pontos fortes da sua empresa precisam estar devidamente destacados para que o seu cliente saiba que pode confiar na sua marca.  Além disso, invista em estratégias de branding sólidas para construir uma reputação forte e reconhecida no mercado.

Networking é a palavra-chave

O networking no marketing industrial desempenha um papel crucial no sucesso dos negócios. Participar de eventos da indústria, feiras comerciais e associações profissionais pode ajudar a estabelecer conexões valiosas com clientes em potencial e parceiros de negócios. Não deixe de aproveitar essas oportunidades para interagir com os profissionais do seu setor, compartilhar conhecimento e fortalecer relacionamentos.  

Com uma estratégia abrangente e focada, sua empresa estará bem posicionada para se destacar e prosperar no mercado industrial.

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