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Doutor(a), saiba como fidelizar seus pacientes com a pós-consulta

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3 / 06 / 2022 | Blog

Sem dúvidas, o acompanhamento após uma consulta médica é essencial para impactar positivamente a experiência dos pacientes, que estão cada vez mais conectados e exigentes. Isso se torna essencial para a fidelização e obtenção de novos pacientes de forma contínua.

Confira abaixo as estratégias de marketing pós consulta que não podem faltar no seu consultório:

Reforçar informações pelo WhatsApp 

Essa estratégia simples funciona como um pequeno resumo das principais informações que o paciente obteve durante a consulta médica e também no atendimento feito pela secretária:

  • Data do retorno;
  • Exames que serão realizados;
  • Orientações adicionais quanto à alimentação, sono, repouso etc.

Essas orientações podem ser feitas seguindo um padrão aplicado para todos os pacientes ou também de forma específica, de acordo com as condições clínicas apresentadas por cada pessoa.

Este resumo enviado pelo WhatsApp faz com que o paciente consiga se organizar melhor no dia a dia e lembrar os cuidados indicados pelo médico. Essas informações podem ser enviadas no dia seguinte à consulta.

Sempre informar suas redes sociais 

Essa ação faz muita diferença para a divulgação do consultório. Tenha um pequeno texto padrão para sempre inserir aos finais das mensagens por e-mail ou WhatsApp. Neste texto, devem estar contidos os endereços de todas as suas redes sociais.

Além disso, oriente sua secretária a sempre entregar um cartão de visita após a consulta, sobretudo no caso de novos pacientes. Esta ação simples traz resultados excelentes ao longo do tempo.

Felicitações em datas especiais

Tenha sempre uma lista com as datas de aniversário dos pacientes. Ao final de cada mês, verifique quais pacientes farão aniversário no mês seguinte (e as respectivas datas) e deixar agendada a tarefa de enviar uma mensagem de WhatsApp, e-mail ou SMS a cada um deles. Por mais comum que este gesto pareça, ele faz com que o paciente se sinta lembrado e considerado.

Outra dica é enviar aos pacientes uma mensagem em datas comemorativas. Basta um texto e arte, já que o mesmo conteúdo será enviado a todos. Datas como Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal e Ano Novo precisam ser lembradas.

Esteja presente nas redes sociais

A interação com atuais pacientes e também com os seguidores é crucial para que as pessoas se lembrem de você com mais facilidade e o considerem como referência na área de atuação.

Para favorecer a interação, uma dica essencial é sempre responder aos comentários (ainda que de forma breve). Essa atenção aumenta a percepção de confiança no médico, fazendo que as pessoas se sintam mais próximas do profissional.

Adote pesquisas de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta primordial para medir até que ponto seus pacientes estão satisfeitos com o atendimento. Nesta pesquisa devem ser avaliados aspectos relacionados ao atendimento médico, atendimento dos colaboradores da clínica e estrutura física do consultório.

Essa pesquisa ajuda a identificar de forma objetiva o que mais está dando certo e quais pontos podem ser aperfeiçoados para aumentar ainda mais a satisfação dos pacientes. 

Invista no treinamento da sua equipe

Um dos pilares do marketing é a qualidade do atendimento. Essa qualidade vai além da consulta feita pelo médico. Em todas as etapas, é muito importante que as pessoas se sintam acolhidas e tratadas com gentileza.

A eficiência quanto ao esclarecimento de dúvidas e outras informações também é indispensável. Em uma área tão competitiva como a medicina, a atenção aos detalhes é determinante para manter e atrair novos pacientes.

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