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Tendências para as redes sociais em 2022

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Em 2021, o Instagram não parou, sempre lançando uma atualização atrás da outra para seus usuários, já que seu concorrente, o TikTok, vinha em um crescimento acelerado na internet.

Por isso, nesse ano de 2022 podemos esperar muitas novidades de melhorias na experiência dos usuários, no engajamento e impulsionamento de novas formas de monetização dentro do app.

Você sabe como as tendências dentro das redes sociais surgem? As mídias sociais estão atentas à mente da geração Z, já que a evolução da plataforma está diretamente ligada a seus comportamentos.

A famosa rede social, Instagram, revelou as tendências no Trend Report, relatório anual com um guia de apostas do que deve estar na agenda das redes sociais em 2022. As previsões foram elaboradas com base na pesquisa YPulse, feita com 1.200 usuários do aplicativo com idades entre 13 e 24 anos, nos Estados Unidos. 

Confira as expectativas para esse ano:

Moda e Beleza

Após dois anos de muito moletom e moda confortável, os jovens estão dispostos a tomar decisões mais corajosas ao sair de casa. A volta da moda alternativa, como forma de expressão, traz destaque para as estéticas gótica, dark academia e goblincore.

Enquanto se espera um movimento maximalista para a moda, para a beleza temos uma ação contrária. A geração Z está cada vez mais atenta aos produtos que utilizam, e com o skincare se mantendo em alta, prevalecerá a “pele iluminada, natural e minimalista“, indica o relatório do Instagram.

Tendências de consumo

Segundo o relatório, a nova geração é muito atrelada a movimentos em prol do bem-estar do planeta e da sustentabilidade. Dos jovens entrevistados, 23% pretende comprar em lojas de 2ª mão em 2022, enquanto outros 24% esperam contribuir para um mercado mais sustentável, vendendo seus bens através de lojas online ou das redes sociais.

Música e Dança

Não é novidade que o formato do TikTok está transformando o mundo musical, visto que a nova geração pede por composições mais curtas e objetivas. Ao mesmo tempo, a música está se tornando algo mais visual, cortesia da popularização dos vídeos.

Usuários ainda esperam utilizar a plataforma para apoiar seus artistas favoritos e conhecer novos. Segundo dados da pesquisa, 41% dos entrevistados pertencem a fandoms e 70% espera conhecer novas músicas e artistas através das redes sociais. Os “desafios” também não estão de fora, onde 1 a cada 3 jovens esperam ver mais coreografias em 2022.

Celebridades e Criadores

A relação entre criadores e audiência é geralmente alinhada aos interesses em comum do que na popularidade do criador. Para 4 a cada 5 jovens, as redes sociais e as celebridades online possuem mais influência do que as celebridades tradicionais, como atores.

A geração Z ainda aponta que criadores menores, mas com uma audiência leal e engajada, são essenciais para a criação de tendências, enquanto as redes sociais e influenciadores digitais são os principais responsáveis por propagá-las.

Carreira e Educação

A pandemia de covid-19 fez os jovens repensarem aspectos da vida e o significado de sucesso. Para 68% dos jovens, “trabalho é algo que devo fazer e não a coisa mais importante da minha vida”. Além disso, 71% concorda que prefere um emprego com significado, mesmo que isso signifique receber menos.

Comida e Bem-estar

Segundo o Instagram, os jovens gostam de experimentar na cozinha, receitas complexas e estéticas diversas. Alguns dos principais tópicos abordados são gastronomia molecular, mixologia, novas maneiras de encontrar ingredientes e comida vegana.

Já no âmbito de bem-estar, a geração continuará muito atenta à saúde mental, praticando meditação guiada, exercícios físicos e investindo em atividades criativas como pintura, desenho e música. Um ponto importante é a relevância das experiências holísticas que visam tornar os ambientes mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente.

Jogos, Memes e Justiça Social

O isolamento social fez com que a nova geração se relacionasse ainda mais com o mundo digital. Um dos principais meios utilizados foram os jogos, que se tornaram uma nova plataforma social. Segundo os entrevistados, 40% gostariam de ver mais tendências de jogos em 2022.

Os usuários do Instagram estão cada vez mais engajados com movimentos sociais, sendo mais inclinados a votar do que os que não estão presentes na plataforma, com 18% contra 6%. Eles ainda estão mais dispostos a doar dinheiro para causas que acreditam, segundo o levantamento.

Todas essas tendências são elaboradas para nortear marcas, influenciadores e profissionais de redes sociais em relação ao que apostar na criação de conteúdo.

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