Agora é a hora! Saiba como usar o Clubhouse no seu negócio.

Início » Agora é a hora! Saiba como usar o Clubhouse no seu negócio.

8 / 06 / 2021 | Dicas, Marketing, Social Media, Tech

Você está por dentro da rede social do momento? O Clubhouse é um aplicativo de conversas por áudio que virou assunto no mundo todo.

Foi criado e lançado por Paul Davidson e Rohan Seth, engenheiro industrial e cientista da computação, respectivamente. Segundo os próprios criadores:

“A plataforma permite abrir diferentes salas cheias de pessoas conversando – tudo aberto para que você possa entrar e sair, explorando diferentes conversas. Você entra em cada sala como um membro da plateia, mas se você quiser falar você só precisa levantar as mãos e os oradores podem te convidar”.

Além de entrar em salas que já existem, também é possível criar os próprios ambientes de conversa. A proposta é ter um lugar para se encontrar com amigos e encontrar novas pessoas ao redor do mundo para contar histórias, fazer perguntas, debater, aprender e falar sobre milhares de temas diferentes.

Os usuários podem entrar nessas salas e participar das discussões ou apenas ouvi-las. A duração das conversas é pré-determinada e há moderadores que controlam quem pode falar. As conversas não são gravadas nem armazenadas pelo aplicativo, não sendo possível recuperá-las após terminarem. Por isso, se você quiser acompanhar e participar de uma discussão, é necessário estar presente em tempo real na sala — como se fosse uma espécie de podcast ao vivo.

Por que só a voz é permitida?

Diferente de várias outras plataformas como Instagram e Facebook, o Clubhouse não permite curtidas, compartilhamentos e comentários por texto. Paul e Rohan explicam que escolheram o áudio porque esse é um “meio especial”.

“Sem uma câmera ligada, você não precisa se preocupar com o contato olho no olho, o que você está vestindo ou onde você está. Você pode conversar no Clubhouse enquanto você dobra roupas, amamenta, viaja, trabalha no seu sofá no porão ou indo para uma corrida. Ao invés de digitar algo e clicar em enviar, você está engajado com um diálogo de ida e volta com alguém”.

Como funciona?

No lançamento da plataforma, só recebiam convites de amigos para participar do Clubhouse usuários do iPhone. Recentemente, o aplicativo passou a ser disponibilizado também na versão para Android. Ao receber o seu convite, você terá mais dois disponíveis, sendo responsável por quem você indica — isto é, se a pessoa violar os termos de uso, tanto ela quanto você, por tê-la indicado, são banidos. Há também a possibilidade de entrar em uma lista de espera para ser convidado. 

O aplicativo funciona como salas de bate papo, sendo temáticas (como, por exemplo, sobre música, palestras e assuntos diversos) e podendo ser filtradas de acordo com as preferências do usuário. Nelas, existem conteúdos abertos, ou seja, qualquer pessoa pode ouvir o que está sendo dito naquele momento. 

Você pode ouvir o que um famoso está falando e conversar com ele. Entre os famosos que fazem parte estão Oprah, Drake e Ashton Kutcher. Além disso, existem as salas privadas, para o usuário interagir apenas com amigos. O que torna a experiência mais interessante é o fato de que não é possível gravar ou salvar as conversas

Além disso, você pode criar suas salas! Elas podem ser: públicas, em que qualquer pessoa pode participar; sociais, em que apenas aqueles com autorização podem entrar; e privadas, em que somente o moderador convida os participantes. 

Como usar o Clubhouse no seu negócio?

Muitas figuras relevantes já estão participando de conversas na rede. Por isso, se você quiser aproveitar essa tendência, a hora é agora!

Aprenda com especialistas do mercado

O Clubhouse possibilita que você se conecte com personalidades influentes, como grandes empreendedores e especialistas do mercado. Aproveite essa oportunidade para aprender novas estratégias e dicas para aplicar no seu negócio, com pessoas que sabem sobre o assunto!

Você pode entrar em conversas importantes e se atualizar em relação às principais tendências, notícias e boas práticas do seu nicho. Ainda é possível levantar a mão e solicitar para falar, fazendo perguntas para os outros speakers e aprofundando-se nos temas.

Faça networking

Ao entrar em salas e participar de discussões relevantes, é possível fazer networking com pessoas influentes e outros empreendedores da sua área de atuação. Com isso, você pode criar novas relações profissionais, trocar experiências e aprendizados com pessoas do seu nicho e até mesmo encontrar potenciais parceiros.

Posicione-se como uma autoridade

Para isso, você deve participar ativamente das salas de bate-papo e contribuir para as discussões, compartilhando seus conhecimentos e experiências de negócio.

É importante ter trocas relevantes com os outros participantes e mostrar a sua expertise nos assuntos debatidos. Se os usuários se identificarem com suas falas e se interessarem pelo seu trabalho, eles podem seguir o seu perfil tanto no Clubhouse como nas outras redes sociais.

Crie comunidades engajadas

Você pode criar salas exclusivas com os membros da sua comunidade para trocar conhecimentos e até mesmo pedir feedback para alguma ideia de produto, por exemplo. Os participantes podem dar valiosos insights e sugestões para a sua estratégia.

Conclusão

Como vimos, você pode utilizar as vantagens do Clubhouse de diferentes maneiras. O mais importante é se manter alinhado aos valores e à essência da sua marca em todas as interações que tiver na plataforma. Assim, a sua estratégia será muito mais eficiente!
Se você precisar de ajuda para o desenvolvimento de estratégias para o seu negócio,  conte com a Motion Publicidade. Somos uma agência de marketing digital com foco em mídias sociais e iremos te ajudar a alavancar os negócios de sua empresa. Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp e não deixe de continuar acompanhando o nosso blog.