Saiba como o role play pode ajudar a sua equipe!

Início » Saiba como o role play pode ajudar a sua equipe!

Você já ouviu falar em role play? Esta técnica se trata de uma simulação ou encenação de um evento real, que remete a uma situação cotidiana, geralmente repetitiva, e que necessite de aperfeiçoamento e atualização constante. É muito usada em treinamentos de equipes de vendas e outras funções de atendimento direto ao público.

Se a sua empresa busca aumentar a eficiência operacional, favorecer o alinhamento cultural e dar um boost no desenvolvimento da equipe, os role plays podem ser um recurso valioso! 

Vantagens do role play

Ao simular uma situação real, em um ambiente seguro e controlado, a equipe tem oportunidade de observar e ser observada em situações familiares e/ou desafiadoras, permitindo não só a reflexão sobre a prática, mas também uma prática livre de julgamentos e riscos. Trata-se, portanto, de um recurso de aprendizagem versátil e dinâmico, que pode trazer benefícios a curto, médio e longo prazo.

Com os role plays, a ideia é que a prática leve à “perfeição”, favorecendo o desenvolvimento de habilidades necessárias às práticas cotidianas, alinhamento de discurso, reforço de processos, fixação e exercício de técnicas, contorno de objeções e muito mais.

Como executar?

Os role plays podem ser aplicados em diferentes contextos e com diferentes objetivos, mas precisam ser bem planejados e ter um propósito muito claro para todos os participantes. Assim, a atividade não cai na monotonia nem perde o engajamento do time.

Antes de qualquer coisa, é preciso identificar quem será o champion do role play, ou seja, quem será responsável por fazer a atividade acontecer de forma recorrente e garantir a participação de todos. 

Consequentemente, é importante identificar o público-alvo da atividade. Defina se será direcionado por área, como Vendas, Suporte ou Customer Success, ou se será uma atividade para todos, com temáticas variadas.

É preciso ainda chegar em um consenso sobre a frequência e a duração dos role plays. A frequência será definida pela necessidade – há times que realizam a atividade diariamente, semanalmente ou duas vezes por semana, por exemplo. Por ser uma atividade mais recorrente, o ideal é que não seja muito longa, podendo durar até 30 minutos, de modo a evitar a evasão.

Dicas importantes

  • Cada encontro deve tratar de um caso específico, e é fundamental que a temática tenha relevância para os participantes;
  • Uma das formas de nunca perder relevância é abordar, nas simulações, situações que são trazidas pelo próprio time;
  • Enviar um email prévio ao encontro pode ser uma boa saída para gerar engajamento e agregar valor à atividade;
  • Geralmente, essa atividade é realizada em grupo, justamente por seu caráter interativo e dinâmico;
  • É importante fechar a dinâmica com a identificação dos principais aprendizados e percepções. Eventualmente, até fazer um resumo que condense as principais mensagens e boas práticas;

Em resumo, não existe um formato ideal, nem certo ou errado, mas é importante dar os primeiros passos na sua empresa! 

Precisa de ajuda com as estratégias de marketing da sua empresa?

Conte com uma equipe preparada para direcionar a comunicação da sua marca às pessoas certas! Solicite uma consultoria gratuita para entender como o seu negócio pode se destacar através do marketing digital. O start começa agora!

Fique por dentro das novidades sobre Marketing acessando nosso blog, lá temos uma variedade de conteúdos que irão ajudar na estratégia digital da sua empresa.

Acompanhe também o nosso Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.