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Cases: o marketing em ativações no reality show

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17 / 03 / 2023 | Blog

Os realitys são uma escolha perfeita quando o assunto é ativação. Afinal, se tem algo que o brasileiro adora é dar uma “espiadinha” no comportamento dos participantes e nas provas, festas e outras oportunidades de exposição de marcas em reality show. 

O marketing em ativações é uma estratégia que cada vez mais se destaca entre as empresas que buscam se conectar com o público engajado que assiste a esses programas. 

A estratégia inclui alavancar a exposição que o programa oferece para impulsionar o conhecimento da marca e o engajamento por meio de publicidade, promoções ou patrocínios. Você lembra de alguma que chamou sua atenção? Confere o conteúdo que separamos. 

Como funciona?

O marketing de ativação é uma estratégia pensada para envolver os consumidores de forma mais ativa e engajada com uma marca por meio de ações e experiências que geram uma conexão emocional mais forte. 

O objetivo é incentivar o engajamento e a experimentação com o produto ou serviço de uma marca, a fim de criar uma conexão emocional com os consumidores e criar um vínculo mais duradouro. 

As ações de ativação podem ocorrer em diferentes contextos, como eventos, pontos de venda, vivências em espaços públicos, patrocínios desportivos ou culturais, etc.

As principais técnicas

  • Teste: Amostras gratuitas de produtos são distribuídas para permitir que os consumidores experimentem e entendam a marca.
  • Experiências imersivas: Criar experiências sensoriais que permitam ao consumidor vivenciar a marca de forma mais intensa, por exemplo, espaços temáticos que envolvam o universo da marca.
  • Ativação Digital: Usar a tecnologia para criar experiências interativas e personalizadas para os consumidores, como jogos, aplicativos, realidade virtual ou aumentada.
  • Eventos e Promoções: Eventos temáticos ou promoções que incentivam a participação e a participação do consumidor, como sorteios, desafios ou concursos.

Cases famosos

“Share a Coke” da Coca-Cola

Em 2011, a Coca-Cola lançou uma campanha chamada “Share a Coke“, na qual personalizou garrafas com nomes populares. A campanha foi um sucesso global e aumentou as vendas da Coca-Cola em 2,5%.

MC no BBB

O McDonald’s não perde tempo quando o assunto é pensar em campanhas de ativação publicitária criativas. Em 2021, a empresa transformou o Big Brother Brasil em uma festa do pijama. Os participantes saborearam produtos da rede e aproveitaram para se divertir em um cenário lúdico, proporcionando brincadeiras. 

Além disso, os brothers e sisters vestiram a camisa e se jogaram na festa que contava com uma cozinha estruturada com os equipamentos para entrega dos produtos. 

Stone

Com uma ativação que causou burburinhos nas redes sociais, a Stone caprichou no quesito criatividade!

A cada terça de eliminação, o líder sorteia alguns nomes de participantes que devem palpitar sobre o eliminado da vez. A cada palpite certeiro, o prêmio do programa aumenta.

Você sabia?

Essa é uma estratégia altamente eficaz para aumentar o conhecimento da marca, o engajamento e a fidelidade do consumidor. Porém, é importante que as ações estejam alinhadas com os valores e propósito da marca para que a estratégia não pareça artificial ou forçada. Conhece algum case que funcionou e se tornou viral?

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