YouTube Shorts: conheça o recurso da plataforma para vídeos curtos

Início » YouTube Shorts: conheça o recurso da plataforma para vídeos curtos

29 / 06 / 2021 | Blog, Dicas, Novidades

Vídeos curtos são realmente uma tendência nas redes sociais. O TikTok e o Instagram já aderiram ao seu uso em sua plataforma e recentemente o YouTube também trouxe para os seus usuários esse formato de vídeo: o Shorts

Mas, afinal, você sabe qual a importância de gerar conteúdos no YouTube? Primeiramente, é importante entender que a plataforma é uma das principais ferramentas do Marketing de Conteúdo. Produzir conteúdo relevante para a sua audiência é, portanto, uma estratégia essencial.

De acordo com Neal Mohan, diretor de produto do YouTube, a proposta do Shorts é atender aqueles que desejam criar conteúdo, mas consideram os padrões vistos na plataforma como muito altos.   Pensando nisso, o Shorts vem para facilitar a experiência do usuário, fazendo com que os inscritos acompanhem as novidades sem sair do aplicativo

Como funciona o Shorts?

Disponível no Brasil na versão Beta, a nova função segue a mesma linha do Reels e TikTok, porém, ele permite que o usuário crie e edite vídeos curtos de até 60 segundos pelo próprio smartphone. Além disso, outra possibilidade é utilizar trechos de música, em um formato mais curto, de até 15 segundos.

Um dos grandes atrativos do Shorts no YouTube é o alcance que os vídeos podem ter, já que cerca de 2 bilhões de espectadores acessam a plataforma todos os meses. Além disso, o Shorts conta com uma biblioteca de músicas licenciadas para serem utilizadas como fundo nos vídeos.

Em relação ao formato, ele não foge do convencional apresentado pelo TikTok, porém, inclui legendas automáticas ou manuais, caso seja de sua preferência. Vale lembrar que esse recurso demorou a chegar no serviço rival. 

Confira também:

  • TikTok x Reels: Aqui em nosso blog, temos um conteúdo que aborda um pouco mais sobre essa disputa. Clique aqui e confira!
  • O TikTok como uma oportunidade para as marcas: O aplicativo que conquistou a nova geração de consumidores se tornou referência na criação de fenômenos instantâneos. Confira o conteúdo!

Recursos disponíveis

  • Multi-segment câmera: capaz de encadear vários clipes de vídeo em um só;
  • Adicionar texto a pontos específicos em um vídeo;
  • Gravar com música: o YouTube disponibiliza uma grande biblioteca de canções com promessa de expansão;
  • Adicionar legendas automaticamente ao vídeo;
  • Usar vídeos da galeria do telefone para adicionar às suas gravações feitas com a câmera Shorts;
  • Cronômetro e contagem regressiva: para facilitar a gravação sem o uso das mãos;

Os vídeos curtos estarão disponíveis na página inicial do YouTube, basta deslizar o dedo na tela verticalmente para explorar outros conteúdos.

Conclusão

Esse novo recurso pode ser um grande aliado para as estratégias da sua empresa. O Shorts garante um alcance muito maior para os seus vídeos, podendo tornar esse alcance em audiência. Ele é um meio de conhecer novos canais que se encaixam com seus interesses de forma mais rápida. Além disso, pode ser usado para empresas que desejam aumentar o engajamento do seu canal e ter uma segunda opção, que vai além dos vídeos mais longos. 

A Motion Publicidade está aqui para ajudar a sua empresa a se movimentar! Somos uma agência de marketing digital com foco em mídias sociais e iremos te ajudar a alavancar os negócios de sua empresa. Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp
Acompanhe também o nosso Facebook, Instagram e nosso blog para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.