Quer ver sua empresa crescer? Confira 10 dicas para as redes sociais da sua indústria!

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A internet é uma poderosa ferramenta de marketing, para que as empresas encontrem o seu público e mostrem a sua marca de forma personalizada e atrativa.

Dentre desse público estão donos de empresas, executivos, compradores, técnicos e muitas pessoas que tomam decisões de compra através das redes sociais, e as usam com um viés comercial, buscando diariamente por um serviço ou produto.

Se você não sabe por onde começar ou quer melhorar suas estratégias digitais, confira as 10 dicas que separamos para você:

1. Defina sua persona

Você precisa saber informações como idade, gênero, localização e renda média; se você já fez o seu plano de negócio, possivelmente tem todos esses dados. No entanto, a persona tem um nível maior de detalhamento. 

A diferença entre o público-alvo e a persona é que aquele contém características mais abrangentes, enquanto este caracteriza compradores reais, que vão embasar as decisões estratégicas de redes sociais.

Você pode fazer pesquisa diretamente com os seus clientes, procurando conhecer quais são seus gostos, preferências, hobbies e dores.

2. Conheça as redes sociais

Quando falamos em redes sociais, a maior parte das pessoas pensa imediatamente no Facebook, por ser a rede mais famosa que existe.

Mas existem outras redes sociais que também podem ser exploradas:

  • O Instagram tem um excelente nível de engajamento;
  • O LinkedIn é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho;
  • Os usuários do Twitter são ligados em tecnologia, ciência e cinema;
  • O YouTube é uma rede social excelente para ganhar popularidade por meio de vídeos;
  • O Pinterest é uma rede social em que as pessoas buscam e oferecem ideias sobre vários assuntos;
  • O Tik Tok se tornou referência na criação de fenômenos instantâneos.

Viu só? São vários canais bacanas que podem ajudar muito na divulgação da sua indústria, independente do segmento em que ela atua. 

3. O que vale mais? Qualidade ou quantidade? 

Nem todas as redes sociais são adequadas para o seu negócio e para as metas e objetivos que definiu. Por isso, é necessário entender o propósito de cada rede social e criar personas, assim você irá saber onde seus clientes e potenciais clientes preferem interagir. 

Busque compartilhar conteúdos de qualidade e que resolvam as dores do seu público. 

4. Faça um planejamento!

Defina metas nas redes sociais e crie um calendário. Pense em datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser compartilhados.

5. Pense em conteúdos bacanas!

Preste sempre atenção no que os seus clientes querem saber sobre sua empresa e lembre-se: nem sempre o conteúdo que agrada você, vai agradar o seu público! 

Além disso, não se esqueça de atualizar sempre suas redes sociais com informações como telefone, endereço, dias e horários de atendimento. 

6. Capriche na escolha das imagens

GIFs, memes, fotografias, figuras, gráficos e vídeos têm muito mais engajamento do que textos, além disso, busque investir na humanização das suas publicações!

Poste fotos de você e seus funcionários no trabalho, em atividades cotidianas, na área de produção, ou comemorando aniversários.

7. Tenha um relacionamento com seu cliente

SEMPRE INTERAJA COM SEU PÚBLICO! Não basta colocar seus posts nas redes sociais, por isso: responda e curta os comentários, verifique as mensagens diretas diariamente e dê um retorno o quanto antes. 

Mais de 80% dos clientes esperam que uma empresa responda em 24 horas. Então, na hora de responder, mostre a experiência de sua empresa e não hesite em usar um pouco de humor. 

8. Programe os posts

Já que você fez o planejamento e tem um calendário com as postagens, faça a programação e libere espaço na sua agenda. Existem várias ferramentas gratuitas que permitem essa facilidade, como o Estúdio de Criação do Facebook, por exemplo. 

9. Busque inspiração!

Pesquise algumas estratégias de sucesso e veja as redes sociais de empresas bem-sucedidas no mesmo ramo que o seu, use-as como inspiração para fazer suas próprias campanhas. Só não vale copiar, ok?

10. Acompanhe os resultados

Sempre busque testar e avaliar suas estratégias, analisando dados como: número de cliques por postagem, alcance de posts, horário de publicação, conteúdo, número de visitas. Depois, faça os ajustes necessários com base nos resultados para melhorar o desempenho cada vez mais.

E aí, gostou das dicas? 

Separamos mais alguns conteúdos que irão ajudar a alavancar seu negócio na internet, confira:

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