Metaverso: o que é isso e o que ele tem a ver com Marketing  Digital? 

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22 / 06 / 2022 | Blog

O nome vem de:

  • “meta”: além. 
  • “verso”: universo – totalidade de tudo que existe. 

Em poucas palavras: universo virtual. É disso que se trata o metaverso! 

“Mas a internet não seria um universo virtual?”

Sim, mas o metaverso vai além disso, é ‘universo’ no sentido literal, uma nova realidade onde as empresas podem desenvolver novas plataformas em novos ambientes, com avatares digitais, compra de terrenos (sim, isso mesmo que já está sendo falado há um tempo), aquisição de produtos, serviços, universo 3D e muito mais. 

A ideia seria dispor uma nova realidade virtual com estrutura imersiva, onde você pode fazer uso de elementos sensoriais do mundo real através de dispositivos digitais. E para os negócios, isso representa uma nova jornada de compra e um novo espaço para criar relacionamento com o público. 

Toda a experiência do cliente que você busca dispor em outdoors, sites, banners, materiais impressos serão otimizadas e automatizadas num processo diferente: hiper-realista. Tudo será levado a modificação nesse novo ambiente. 

Muitas estratégias podem ser tomadas e visualizadas a partir disso, gerando: 

  • Maior proximidade;
  • Alta interação; 
  • Conteúdo imersivo; 
  • Visita de pessoas em qualquer lugar do mundo; 
  • Linguagem disposta em diferentes formatos; 
  • Fidelização de clientes.

Lembrando que é importante dispor todo auxílio e competência a disposição da sua marca em nosso mundo real, primeiramente. Apenas uma marca consolidada e disposta em nossa realidade poderá ter chance de crescimento em outra realidade ao mesmo tempo. 

A fidelização e conquista constante dos clientes é sobre isso: opções de comunicação com posicionamento bem definido por muitos canais. 

E por onde posso começar? 

O metaverso apresenta-se como uma evolução de realidade e de comunicação, dessa forma, não basta apenas apresentar o seu negócio da mesma maneira que já se insere no mercado, ideias criativas são necessárias. 

Para desenvolver a sua criatividade nesse sentido, é preciso conhecer melhor o seu público, seus comportamentos, vontades, desejos e necessidades, inserindo alternativas vantajosas e interessantes para ele no metaverso. 

Sua experiência em outra realidade deve ser diferenciada e não mais do mesmo. 

Um dos primeiros passos para definir a estratégia de comunicação que pode ser adotada pelo seu negócio, é compreender o mercado competitivo e seus concorrentes: Quais são essas empresas? O que elas têm feito para ganhar a atenção do público? Quais seus pontos fracos e fortes? 

Essas respostas podem ajudar a gerar insights certeiros para definir os rumos do seu negócio em uma nova realidade e tendência de mercado.

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