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Marketing para indústrias: 5 dicas para vender mais 📊

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27 / 07 / 2022 | Blog

Pensar em estratégias efetivas para instaurar um bom marketing para a sua indústria é indispensável, pensando na expansão do seu negócio e na geração de lucros a partir da implantação de algumas estratégias para vender mais.

Em geral, o marketing para indústrias é conhecido como marketing B2B (“business-to-business”, que quer dizer “de negócio para negócio”). Basicamente, se trata de uma estratégia que visa desenvolver relações de longo prazo entre empresas.

Bem como mencionamos, o processo de vendas de uma empresa para outra é bastante complexo. As exigências são maiores, pois estamos falando de compras que envolvem lotes com milhares de um mesmo tipo de produto.

Ainda que as diferenças devam ser consideradas, tanto no marketing B2C quanto no B2B é fundamental iniciar o planejamento de olho no público-alvo. Assim, você conseguirá identificar quais são as “dores” dos seus clientes e como seu produto pode “curá-las”. Para tanto, os pilares do Inbound Marketing são extremamente relevantes: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Quer saber como criar uma estratégia assertiva? Separamos 5 dicas para você! 

Entenda sobre funil de vendas

Empresas costumam ter processos decisórios lentos e sistematizados. Por isso, é importante conhecer as etapas seguidas por elas até que fechem um negócio. Isso pode ser identificado através do funil de vendas:

  • 1ª Fase: Realização de visitas no site/portal;
  • 2ª Fase: Cadastro na base de e-mails;
  • 3ª Fase: Recebimentos das mensagens de venda;
  • 4ª Fase: Análise da oportunidade;
  • 5ª Fase: Fechamento do negócio.

Invista em marketing de conteúdo

Esta é uma excelente maneira de se tornar referência no assunto, desenvolver autoridade e se destacar da concorrência. Algumas ideias que podem ser colocadas em prática são:

  • Criação de um blog para postar textos semanais;
  • Produção de conteúdos relevantes para redes sociais;
  • Envio de e-mail marketing para estreitar relações.

Fortaleça sua presença digital

Ao investir na criação de conteúdo, sua presença digital se fortalecerá e isso é imprescindível. Até porque, com o avanço da internet, quem não domina a estratégia de marketing digital para indústrias, fica para trás!

Existem diversas formas de ser visto e até já citamos algumas delas por aqui: mídias sociais, tais como Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter, e-mail, blog, site e etc. Para definir quais são as melhores redes, faça uma pesquisa e descubra onde está concentrado o seu público. 

Estabeleça sintonia entre o marketing e as vendas

Para que o planejamento estratégico seja efetivo, é essencial que o setor de marketing esteja alinhado ao de vendas. De tal modo, os modelos de persona e a segmentação de público, por exemplo, devem ser os mesmos.

Sem que haja essa integração de objetivos e prioridades, a empresa pode se prejudicar, já que essas duas áreas mantêm contato direto com o cliente.

Nunca pare de inovar

Algo que será decisivo para o sucesso (ou fracasso) de uma estratégia de marketing para indústrias é o estudo continuado.

Sem pesquisar o mercado, se atualizar sobre seu produto e conhecer bem a concorrência, será bastante difícil se destacar. Portanto, não pule esta etapa do processo. 

A Motion é especialista em Marketing para Indústrias!

A Motion Publicidade atua há mais de 9 anos atendendo diversos segmentos da indústria. Atuamos com uma equipe qualificada na concepção de uma marca autêntica e memorável, além de sermos especializados em Marketing Industrial, desempenhando a produção de conteúdos que vão progredir o relacionamento do seu público-alvo para a fidelização com o seu negócio. O start começa agora!

Em todo o nosso blog você também pode encontrar uma variedade de conteúdos que irão ajudar a alavancar seus negócios na internet! Acompanhe também o nosso Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado