Confira dicas e exemplos para uma campanha de sucesso

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31 / 05 / 2022 | Blog

Roupas, acessórios, produtos de beleza e bebidas foram as principais categorias com presentes mais vendidos em e-commerces no Dia dos Namorados do ano passado. Só nas lojas virtuais, o faturamento de 2021 foi de R$6,5 bilhões, um aumento de pouco mais de 3% em relação ao ano anterior. Um detalhe interessante é que o número total de pedidos caiu cerca de 10%, mas o tíquete médio aumentou em mais de 15%.

Uma coisa é certa: o hábito de comprar pela internet passou a fazer parte da rotina dos brasileiros. Assim, a expectativa do comércio online é ao menos repetir o crescimento no faturamento em 2022, apesar da crise. E vale lembrar que não são apenas os negócios de venda direta ao consumidor que podem ter ganhos expressivos no Dia dos Namorados. Aqui, vale muito usar a criatividade!

Isso porque datas temáticas são uma excelente oportunidade para criar ações que gerem conexão com seu público, expandir o seu alcance e impulsionar as vendas. 

Ainda falta algum tempo para o Dia dos Namorados, mas não muito! Por isso, é bom colocar a mão na massa. Confira algumas dicas práticas para que a sua campanha funcione melhor e gere mais vendas:

Produza conteúdo sobre o processo de decisão

Quando estamos perto de datas comemorativas, as pessoas sempre começam a procurar ideias de presentes ou preço dos produtos que irão comprar. A dúvida sobre o que comprar é muito comum, por isso as pessoas recorrem à pesquisa para ter algumas sugestões.

Lembre-se de que nessa data quem compra geralmente não é quem vai consumir ou usar, mas sim a pessoa que vai presentear. Portanto, na hora de pensar na maneira de se comunicar com o seu público, a informação deve ser simples, direta e fácil de ser entendida.

Pense em uma jornada de compra específica para essa data que leve em conta quem irá tomar a decisão da compra e em seguida produza conteúdos que ajudem a resolver os problemas dessa persona.

Faça um pop-up temático para a sua campanha 

Decore o seu site com o tema especial, entre no clima! Crie um pop-up de Dia dos Namorados com um benefício para o seu cliente: um brinde, um desconto, uma amostra grátis etc. Use imagens e linguagem relacionada com a data.

O pop-up pode redirecionar para uma Landing Page que peça mais informações sobre a pessoa, tenha promoções ou uma seleção especial de produtos ou sorteios. Não esqueça de caprichar nos textos do botão de Call-to-Action e de chamada.

Crie um Email Marketing especial 

Faça uma seleção de produtos baseada nas experiências de venda anteriores, como Natal e Dia dos Namorados no ano anterior. Você pode, por exemplo, selecionar os produtos mais vendidos e os que você acredita ter potencial de venda. Em seguida, inclua-os em um layout temático de Dia dos Namorados.

No caso do Email Marketing, você pode fazer segmentações na base oferecendo seleções de produtos diferentes para diferentes personas. Se oferecer um benefício extra como desconto ou embalagem especial para quem já é cliente, a estratégia fica ainda melhor. Isso porque a pessoa já se relaciona com a sua marca e pode receber, por esse motivo, um benefício exclusivo.

Utilize as redes sociais para divulgação

Com divulgação orgânica, foto de capa personalizada e postagens com o tema Dia dos Namorados, seu conteúdo pode ter um bom alcance, acredite. Nesse caso, como já estamos próximos da data, patrocinar o conteúdo é essencial para impulsionar o alcance do conteúdo e acelerar os resultados.

Ao anunciar nas mídias sociais, lembre-se de segmentar bem o seu público para aproveitar melhor o investimento. O Instagram é uma boa aposta para uma campanha de mídia paga para o Dia dos Namorados.

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