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Como criar uma estratégia de marketing para indústrias?

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30 / 11 / 2021 | Blog

Pensar a comunicação em todos os processos antes de chegar no consumidor final é super importante e essencial. É necessária a elaboração de ações inteligentes, planejadas e que gerem resultados na busca de uma posição elevada no mercado, trabalhando no relacionamento e comunicação de duas empresas, ou seja, o marketing para indústrias nada mais é do que a relação B2B: business to business

Diferente do marketing tradicional, o marketing industrial não é a mensagem sendo comunicada especificamente ao consumidor final, mas sim para outra empresa.  

O Marketing Industrial pode ser separado de duas formas, no Outbound Marketing e no Inbound Marketing.

O Outbound Marketing é relacionado ao uso de estratégias mais tradicionais, em que a empresa de forma ativa vai de encontro ao cliente, investindo em inserções maiores nas mídias de TV, rádio, veículos impressos, peças gráficas, telemarketing, etc. 

Já o  Inbound Marketing é um dos caminhos a serem considerados para uso principalmente de maneira online, para realizar esse processo com todo potencial alguns pilares devem ser seguidos, veja quais são eles:

  • Atrair: Quais estratégias, de maneira alinhada, vão despertar o interesse da marca aos seus compradores?  
  • Converter: Nesse processo o usuário não é mais apenas um visitante, ele passa a ser parte do lead, tendo contato com algum material que lhe foi ofertado.
  • Relacionar: Nesse sentido, a ideia é construir conteúdos que tenham relação com o seu público, pensados de forma segmentada para a criação de um vínculo com quem tem acesso à ele, para que eles sejam encaminhados a sentir a necessidade de ter a ação efetiva.
  • Vender:  Essa é a ação. Depois de nutrir seu cliente com informações, relações e conteúdo de valor, essa será a oportunidade de finalizar a compra com seu potencial cliente, com uma equipe especializada para isso.
  • Analisar: Por fim, analisar o que foi feito é essencial. As métricas coletadas de toda a ação são super válidas para serem observadas e aperfeiçoadas futuramente. 

Estar presente de forma online

Uma estratégia inteligente de marketing para a indústria consiste em marcar presença nas redes sociais. Criando um perfil para a sua empresa nesses espaços, você consegue encontrar e conhecer seu público, se relacionar de maneira mais próxima à ele, oferecendo conteúdos institucionais e com foco na conversão dele, com potencial B2B, empresas e negócios que têm interesse pelo seu produto/serviço.

SEO

Essa é uma estratégia que vai facilitar para que seu público te encontre de maneira orgânica. Automaticamente, quando os usuários te encontram na primeira página de busca, sendo um dos primeiros resultados, isso te leva autoridade naquele assunto, transparecendo confiança ao público. 

Basicamente, o SEO consiste em técnicas de otimização para os mecanismos de busca. Ele é quem deixará seu site visível no Google ou em outras ferramentas de pesquisa, melhorando seu ranking, número de visitas e oportunidades de negócio.

Redes sociais

Hoje em dia as redes sociais aparecem como grandes e eficientes alternativas na divulgação de produtos, serviços, conversão de leads e comunicação geral do seu negócio. As plataformas tornaram-se verdadeiras vitrines, colaborando na disseminação de informações e conteúdos aos mais diversos públicos. 

Elas se tornaram redes de verdadeira confiança e influência, tendo troca de experiências, opiniões, facilitando nosso dia a dia e fazendo parte de inúmeros momentos que vivenciamos. 

Existem redes sociais exclusivas para diferentes tipos de relacionamentos, seja de forma profissional, oferecimento de produtos e serviços, conversas particulares e em grupo. São redes indicadas para o marketing industrial, sendo: Instagram, Facebook, Whatsapp e Linkedin

Investir na comunicação indo de encontro ao seu público e criando um relacionamento com ele por meio das plataformas é um grande e poderoso passo na concepção do seu marketing. 

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