Não é novidade que o consumidor atual é muito mais exigente e antenado que antigamente. Além disso, as pessoas também estão mais preocupadas com a saúde, de forma geral.
Por conta disso, o Google passou a ser a primeira opção na hora de pesquisar sintomas e encontrar especialistas bem avaliados por outros na web. Isso abre uma ótima oportunidade para que médicos consigam atrair mais pacientes e fideliza-los por meio de estratégias de Marketing bem-feitas.
Marketing Médico
O marketing médico é entendido como um conjunto de ações que podem ser adotadas com objetivo de ampliar o conhecimento sobre o trabalho do profissional, buscar a conquista de mais pacientes e colocar seu negócio em alto potencial, tendo relevância no meio digital.
Mas para toda a construção desse processo de comunicação, há fundamentos e regularizações a serem seguidas, o que chamamos de Ética Profissional. Duas resoluções embasam: a Resolução CFM nº 1.974/11 e a Resolução CFM nº 2.126/15, são elas que estipulam os limites do marketing e da publicidade como um todo, para os médicos. Abaixo citamos o que não fazer em sua estratégia de marketing:
Anunciar uma especialidade que você não possui
Além de antiético, é absolutamente proibido pelo Conselho Federal de Medicina anunciar uma especialidade que você não possui para tratar dos pacientes.
Isso é proibido mesmo de forma indireta, talvez por dar a entender que trata de determinados órgãos ou atende pacientes com certas doenças.
Esse tipo de divulgação deve ser feito somente por profissionais devidamente especializados em áreas e funções reconhecidas pelo CFM.
Ter seu nome envolvido em propaganda enganosa
Esse ponto é bastante óbvio para qualquer marca que se preze, mas no marketing médico ele tem implicações ainda mais sérias.
O conceito de propaganda enganosa é muito amplo, por isso você deve tomar cuidado extra sobre a que tipo de marcas e produtos vai associar o seu nome e a imagem do seu consultório.
Afinal, não importa se a iniciativa de fazer propaganda falsa foi sua, a responsabilidade é a mesma só por permitir ser mencionado em promoções assim.
Anunciar aparelhagem como superioridade
Talvez você tenha feito um grande investimento em aparelhos de alta qualidade para o seu consultório, enquanto sabe que outros não tem nem de longe uma estrutura tão boa.
A sua primeira ideia poderia ser divulgar essa aparelhagem como um diferencial, certo? Acontece que isso não é permitido pelo CFM.
Uma boa forma de indicar que possui a estrutura necessária seria indicar a importância desses equipamentos em diagnósticos e tratamentos por meio de conteúdo relevante, como posts de blog abordando o assunto.
Exibir fotos de pacientes
Exibir fotos de pacientes, seja na forma das famosas e selfies ou em comparativos do tipo “Antes e Depois” também é uma prática que vai contra o regulamento do marketing médico.
E caso você esteja se perguntando, mesmo que tenha a permissão dos pacientes isso ainda é proibido.
A ideia é que os pacientes não devem ser expostos a fim de promover um profissional, outros meios podem ser usados para isso.
Divulgar informações que alarmem a sociedade
Um médico poderia divulgar informações que causem grande alarme à sociedade, como a ameaça de uma nova epidemia, a fim de ganhar a credibilidade e respeito da população.
Mas, mesmo que as informações sejam comprovadas cientificamente, o proceder correto seria protocolar em caráter de urgência o motivo da preocupação junto às autoridades competentes.
Consultar, diagnosticar ou prescrever à distância
As redes sociais podem ser usadas no marketing médico, mas é essencial ter em mente que nenhum desses canais deve ser usado para realmente exercer a prática médica.
Ou seja, apesar de servirem como canais de comunicação e aproximação com pacientes e outros interessados, você não pode realizar diagnósticos ou consultas usando o Whatsapp, por exemplo.
Nada substitui a interação pessoal com o paciente, em um ambiente adequado e com a devida aparelhagem para exames mais detalhados.
Divulgar preços dos procedimentos e serviços
Uma das resoluções aborda esse ponto deixando como prática irregular a divulgação de preços. Isso varia desde o preço de procedimentos, a eventuais concessões de descontos, promoções ou outro vínculo e situação que tenha como resultado a atração de clientes por esse meio.
Além de considerar que são processos muito rigorosos e particulares, de passar por avaliação, ter o contato com o profissional e uma consulta mais detalhada e especializada para ter essas definições.
Doutor, nós podemos cuidar do seu Marketing!
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