Por que investir em marketing no agronegócio?

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30 / 05 / 2022 | Sem categoria

O agronegócio movimenta uma grande parcela da economia nacional, alimenta e emprega milhões de pessoas. Por isso, investir em marketing no agronegócio é essencial para consolidar a produção nacional e valorizar os produtores rurais.

Um dos motivos para utilizar o marketing neste setor é justamente a ampla concorrência que existe. É preciso se diferenciar dos demais para progredir e investir em marketing no agronegócio é uma boa maneira de fazer isso!

O marketing já é uma realidade presente para muitos segmentos. No agro, é mais comum em grandes empresas. Apesar disso, mesmo sendo uma organização pequena, ele pode ser útil para alavancar os negócios:

  • Melhora o índice de vendas: quem é visto é lembrado;
  • Cliente satisfeito sempre volta: marketing também é saber se comunicar com seus clientes no atendimento, trazendo maior interação e satisfação;
  • Uma boa posição: investir em marketing no agronegócio significa reposicionar sua marca e colocá-la como uma referência de qualidade.

Segmentos do marketing no agronegócio

O marketing no agronegócio é segmentado em 3 elos, são eles:

  1. Antes da porteira das fazendas: é o marketing dos insumos, fertilizantes, máquinas agrícolas e serviços para o produtor rural.
  2. Dentro das fazendas: é a produção agropecuária para os clientes e compradores, como indústrias e consumidores que têm acesso aos produtos in natura. 
  3. Após a porteira: é o marketing referente a alimentos e derivados trabalhados com foco no consumidor final.

As formas de atuar são diferentes em cada um desses pilares, portanto, é muito importante que o profissional da área tenha uma visão sistêmica da cadeia produtiva. 

Mas afinal, como começar?

A primeira etapa para conseguir investir em marketing no agronegócio é fazer uma análise da sua empresa. O ideal é estudar o assunto para saber quais são os desafios e as necessidades da organização e trabalhar justamente para dar atenção a eles.

Nesse estudo, entra também o cliente. Quem compra seu produto? Qual a idade dessas pessoas? No que trabalham? É preciso saber quem é a “persona” da sua marca para direcionar o marketing diretamente para aquele público e conseguir uma maior eficácia.

Depois de entender as necessidades da sua empresa, é preciso estudar o que pode ser feito. Uma campanha e ações que vão ajudar a organização a ter visibilidade no mercado – um dos principais objetivos do marketing. Existem diversas frentes que podem contribuir nesse sentido, mas nem sempre todas elas são necessárias.

A tendência agora é utilizar as plataformas digitais. Investir em marketing no agronegócio também significa se adequar a essas ferramentas. Isso porque a maioria das pessoas está na internet.

O marketing digital como ferramenta

O ideal é aderir ao marketing digital, porque ele permite mensurar os resultados do seu investimento, analisar seu público alvo e segmentar seus anúncios para quem realmente tem interesse em vê-lo. Confira algumas ferramentas que podem ser utilizadas:

Para conseguir investir em marketing no agronegócio é preciso, antes de tudo, ter uma boa gestão. Uma empresa que valoriza o potencial dos funcionários, investe em capacitação e uma boa organização financeira tende a ter sucesso, porque há abertura para novas ideias e para aderir novos conceitos.

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