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O que é SEO? Saiba como uma agência de marketing pode te ajudar!

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1 / 08 / 2018 | Blog, Novidades, Social Media

Com a internet, as empresas passaram a contar com novas possibilidades de divulgação de marca e atração de clientes. Dentre as estratégias online, a otimização de conteúdos para motores de busca é um item importante para quem busca se destacar nas pesquisas na web. Mas o que é SEO?

Search Engine Optimization (ou SEO, como é mais conhecido) é um conjunto de técnicas voltadas para sites, blogs e demais páginas de internet. Adotando-o, é possível alcançar os melhores lugares em motores de busca como Google, Bing e Yahoo, gerando mais tráfego para seu site ou blog.

Agora que você já sabe do que se trata o SEO, que tal descobrir qual é sua importância e aprender a usar essa ferramenta? Não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

Por que o SEO é importante?

O SEO torna-se uma estratégia fundamental para a divulgação de empresas, marcas, produtos ou serviços. Afinal, a maioria das pessoas tem o hábito de pesquisar na internet antes de comprar qualquer mercadoria ou contratar o serviço de alguma companhia. Por isso, é importante se destacar.

Lembre-se de que um indivíduo confere apenas as primeiras páginas de resultados de uma pesquisa, eliminando todos os outros que aparecem. Dessa forma, uma companhia ranqueada nas últimas posições não será vista, não conseguirá os resultados esperados e não terá uma boa audiência.

Por outro lado, se você consegue aparecer nos primeiros lugares da pesquisa, tem maior chance de atrair visitantes a seu site ou blog. Essa audiência pode ser trabalhada e convertida em novos consumidores. Assim, o trabalho da equipe de vendas é facilitado, podendo gerar um retorno ainda melhor.

Quais são as melhores técnicas?

Atualmente, existem mais de 200 fatores que influenciam o ranqueamento de uma página nos motores de busca. Por isso, a aplicação do SEO torna-se bastante trabalhosa e exige muita dedicação por parte dos profissionais responsáveis pelo marketing.

A seguir, vamos apresentar algumas das principais técnicas usadas. Confira!

Pesquisa de palavras-chave

Essa é uma das principais técnicas de SEO, pois todas as pesquisas online são baseadas em palavras-chave. Assim, se você quer um bom ranqueamento, é preciso saber escolher quais termos associará a seu site ou blog para conquistar uma audiência maior.

Para tanto, é importante estudar bem as palavras-chave. O ideal é encontrar termos que são bastante procurados na internet, mas não muito usados por outras empresas. Dessa forma, há mais chances de atrair clientes em potencial sem ter que enfrentar uma grande concorrência.

Qualidade do conteúdo

A qualidade do conteúdo é um fator fundamental para seu ranqueamento, pois algoritmos de buscadores como o Google procuram oferecer a melhor experiência possível a seus usuários. Mas o que isso quer dizer? Quanto melhor for seu material, mais pontos conquistará nos motores de busca.

Caso ofereça um conteúdo de baixa qualidade ou considerado mentiroso, é bastante provável que perca pontos e seja penalizado com uma posição ruim nas pesquisas online. É justamente por isso que a qualidade de publicações tem um grande peso no SEO.

URL amigável

As URLs são os endereços que aparecem na barra superior das páginas e direcionam o usuário a determinado conteúdo. Elas também são fundamentais dentro do SEO e têm um peso relevante dentre os fatores de ranqueamento, exigindo bastante cuidado.

Isso porque, primeiramente, o Google reconhece a palavra-chave usada nela, o que pode melhorar o desempenho dentro do buscador. Em segundo lugar, a URL amigável é capaz de tornar uma página mais atraente para o leitor, aumentando as chances de que clique no seu link e consuma o conteúdo publicado no site ou blog.

Linkagem interna

Como mencionamos anteriormente, a experiência do usuário é muito importante para os motores de busca. Os links internos são vistos como mecanismos que aumentam a qualidade do seu conteúdo, pois oferecem informações complementares àquelas que foram disponibilizadas na publicação.

Porém, é preciso tomar cuidado na hora de selecioná-los. Os buscadores analisam cada um deles e, caso considerem que foram usados excessivamente ou são enganadores, tendem a penalizar a página e diminuir seu ranqueamento.

O SEO é uma estratégia fundamental para a otimização de conteúdos e um maior destaque nos buscadores online, mas exige bastante empenho e dedicação para que traga resultados. Uma agência especializada pode facilitar esse processo. Abaixo, você verá quais são as vantagens de se contar com esse tipo de ajuda.

Por que contratar uma agência de marketing para fazer SEO?

É comum que as empresas desenvolvam suas estratégias de marketing digital por conta própria, mas, como vimos, há bastante trabalho envolvido e muitos detalhes que precisam ser levados em consideração. O auxílio de uma agência especializada torna esse processo mais simples e eficiente.

Experiência com marketing digital

Uma agência especializada tem ampla experiência em marketing digital e, por isso, consegue aplicar corretamente cada técnica. Como consequência, é possível:

  • extrair os melhores resultados;
  • desenvolver a imagem institucional;
  • potencializar os mecanismos de vendas;
  • contribuir para o aumento do faturamento.

Consultoria personalizada

Cada empresa demanda um trabalho específico de marketing digital, pois tem um público-alvo próprio e características singulares a serem exploradas nas ações de divulgação. Uma agência especializada consegue identificar essas particularidades e traçar a melhor estratégia conforme o perfil do negócio.

Análise de conteúdo

Neste artigo, falamos sobre a importância do conteúdo para uma estratégia de marketing digital. Profissionais especializados conseguem analisar qual o melhor material a ser trabalhado online, a forma como ele deve ser produzido e quais as técnicas a serem aplicadas. Com isso, a qualidade e a autoridade das postagens aumentam.

Avaliação das taxas de conversão

As taxas de conversão indicam quantas pessoas se interessaram pelo conteúdo da empresa e, posteriormente, tornaram-se clientes. A análise desse indicador permite melhorar a estratégia de marketing digital e os processos de vendas.

Como vimos, o SEO é uma ferramenta muito importante para impulsionar o marketing de uma marca, pois consegue atrair mais pessoas para os canais de comunicação do negócio e contribui para aumentar as taxas de vendas. Porém, trata-se de um trabalho árduo — e o auxílio de uma agência especializada permite explorar essa estratégia ao máximo.

Gostou de nosso artigo? Agora que você já sabe o que é SEO, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo ainda mais!