O Facebook trouxe uma novidade para o mundo das videochamadas, integrando todas suas redes sociais: Messenger, Whatsapp e Instagram. Entenda o que a função Sala traz de diferente, no texto a seguir.

Enquanto o isolamento e distanciamento social forem as melhores formas de cuidar de nossa saúde e da saúde de quem nós amamos, vamos precisar de ferramentas que possibilitem o contato humano. Mesmo que seja por meio de um tela.

Os serviços de videoconferência não são novidade, mas ganharam uma nova importância na sociedade em quarentena. Esse novo valor se dá pela necessidade da conversa cara a cara, da experiência do vivo e de olhar no olho. 

Alguns assuntos não podem ser resolvidos por e-mail. Para ter aula, precisamos da interação instantânea entre estudante e professor. E apenas um áudio no Whatsapp ou um Story no Direct, não são suficientes para matar a saudade dos nossos familiares.

As chamadas de vídeo estão com tudo. Elas seguem preenchendo cada vez mais os buracos do nosso cotidiano isolado. O Google Meet e o Hangout para as reuniões de trabalho em home office. O Zoom e o Collaborate para as aulas que se tornaram EAD. E o Discord, há muito tempo direcionado para o público gamer.

Mas ainda faltava o espaço de videochamada específico onde pudéssemos compartilhar e conversar com uma parte muito importante do nosso ciclo social: os nossos amigos. 

Uma chamada de vídeo para os seus amigos: função sala

Não temos como falar de amigos e ambiente digital, sem pensar no Facebook. E há algumas semanas, o Facebook finalmente divulgou a sua contribuição para as video calls.

O Messenger Rooms traz uma nova funcionalidade: a função sala. Nela, você pode criar uma chamada de vídeo em uma sala com o seu nome e compartilhar o link para seus amigos entrarem e participarem dela. Como a nova função busca integrar todos as redes sociais, você pode iniciar a Sala pelo Messenger, Whatsapp ou pelo próprio Facebook. 

A chamada é privada e você escolhe quem poderá ver que a sala está aberta. Dessa forma, os seus convidados poderão ingressar quando desejarem. Caso necessário, o criador da sala também pode remover participantes. 

O diferencial está nas possibilidades que essa nova função oferece. No Rooms, você pode utilizar efeitos de realidade aumentada, aqueles que estão bombando nos Stories do Instagram. Além disso, também aplicar efeitos de iluminação no seu vídeo. Esses lembram bastante os filtros de fotos do Instagram.

Outra novidade são as Atividades, que são games multiplayer. Dessa forma, além de ter uma conversa mais informal e divertida, você também jogar online com seus amigos e competir entre si. 

Mais um detalhe é o botão que tira foto da tela. Esse detalhe exclui a necessidade de fazer o printscreen, que muitas vezes diminui a qualidade da foto. 

Como toda novidade do Facebook, essa ainda está chegando aos poucos para os usuários. E em breve podemos esperar ainda mais atualizações. Uma das possíveis novidades é a criação da sala diretamente pelo Instagram.

Gostou da novidade? Não deixe de seguir as nossas redes sociais para ainda mais!