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Quais são as datas mais importantes do varejo e como aproveitá-las?

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3 / 05 / 2018 | Blog, Marketing, Negócios

Fidelizar clientes, conquistar novos compradores e aumentar as vendas é o sonho de qualquer gestor, não é mesmo? Acontece que isso é perfeitamente possível com uma estratégia inteligente de marketing. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre as datas do varejo.

Mas, antes de tudo, uma pergunta: você sabe quem é o seu público-alvo? Conhece características, preferências, hábitos de consumo, desejos, problemas e expectativas? Essa iniciativa é fundamental para entender o comportamento do mercado, além de influenciar positivamente na sua tomada de decisão.

No post de hoje, vamos mostrar uma série de datas que valem a pena serem trabalhadas, além de dar dicas de como fazer isso e ter bons resultados. Continue a leitura!

Quais são as datas do varejo mais importantes?

As principais comemorações que geram compras especiais no calendário brasileiro são:

  • Carnaval (entre fevereiro e março);
  • Páscoa (entre março e abril);
  • Dia das Mães (segundo domingo de maio);
  • Dia Internacional da Mulher (08 de março);
  • Dia dos Namorados (12 de junho);
  • Dia dos Pais (segundo domingo de agosto);
  • Dia das Crianças (12 de outubro);
  • Black Friday (última sexta de novembro);
  • Natal (25 de dezembro).

Hoje, outras datas vêm ganhando força para atrair mais vendas. Por isso, vamos explorar o potencial delas também:

  • Dia da Saudade (30 de janeiro);
  • Dia do Amigo do Facebook (04 de fevereiro);
  • Dia do Surf (09 de fevereiro);
  • Dia do Consumidor (15 de março);
  • Dia da Mentira (1º de abril);
  • Dia do Jornalista (07 de abril);
  • Dia da Sogra (28 de abril);
  • Dia do Assistente social (15 de maio);
  • Dia do Enfermeiro (12 de maio);
  • Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho);
  • Dia do Profissional de RH (03 de junho);
  • Dia Internacional do orgulho gay (28 de junho);
  • Dia do Amigo (20 de junho);
  • Dia Nacional dos Bancários (28 de agosto);
  • Dia do Estudante (11 de agosto);
  • Dia do Médico (18 de outubro);
  • Dia Nacional do Livro (29 de outubro);
  • Dia do Professor (15 de outubro);
  • Dia Internacional do Idoso (1º de outubro);
  • Dia do Diretor Escolar (12 de novembro);
  • Cyber Monday (primeira segunda-feira pós Black Friday);
  • Boxing Day (liquidação pós Natal).

Deu pra perceber que o céu é o limite quando o assunto é vendas? Jamais subestime o poder de festejar um momento!

Como aproveitar melhor as datas do varejo no seu negócio?

A primeira coisa que você precisa fazer para sair na frente da concorrência é organizar um calendário dos eventos que pretende trabalhar. Em seguida, reunir a equipe e traçar um planejamento para cada um.

O plano deve incluir objetivos, metas, orçamento, etc. Jamais deixe esse momento para a última hora, pois quem faz isso corre o risco de fracassar. Confira outras dicas:

Organize o estoque com antecedência

Todas as datas têm um dia certo para acontecer e, por isso, é importante fazer os pedidos com certa antecedência. Se a ideia é estimular as vendas, o ideal é redobrar a atenção com o estoque. Isso se chama coerência.

Afinal, quando existe demanda, mas faltam produtos, o consumidor é impactado negativamente. Isso prejudica muito a imagem da marca. Por outro lado, quando a compra é planejada em tempo hábil, o estoque fica abastecido e todo mundo feliz.

Além disso, é importante verificar o histórico de compras em períodos anteriores para ter uma referência. Nem sempre essa informação vai ser um padrão, pois o comportamento do consumidor muda e o mercado também.

Entretanto, o melhor a fazer é analisar a situação de perto para comparar o passado, compreender o presente e visualizar o futuro do seu empreendimento.

Crie um ambiente adequado para a ocasião

A decoração é fundamental para atrair o consumidor, pois é capaz de criar um ambiente temático e ativar memórias que influenciam na decisão de compra. Sem falar que oferecer um visual atrativo mostra o interesse da marca em participar daquela comemoração.

Nesses momentos, normalmente as pessoas estão mais carismáticas, preocupadas em escolher um presente e mais propensas a gastar. Investir em comunicação visual é como dar um empurrãozinho para elas chegarem ao carrinho de compras mais rápido e com mais itens.

Por isso, informe-se sobre as tendências de decoração, use técnicas minimalistas para encantar com simplicidade. Se quiser surpreender, abuse da criatividade. Por exemplo, no Natal é natural usar guirlandas, pinheiros e a figura do bom velhinho.

Que tal fugir do tradicional e criar um cenário com um novo tipo de Papai Noel? Ele pode ser a imagem de um adolescente descolado ou, quem sabe, um bebê. Por que não? O que você fizer para se diferenciar vai gerar comentários que, eventualmente, rendem a visita de curiosos.

Desenvolva promoções segmentadas

A palavra “promoção” por si só já atrai qualquer um, mas o fato é que o consumidor precisa se identificar com o produto para dar atenção a ele. Ou seja, cada data comemorativa tem um público específico.

Isso significa que a sua mensagem deve ser personalizada de acordo com o perfil dessas pessoas. Dessa forma, você não desperdiça o investimento em marketing, pois a comunicação é mais eficiente.

Se você tiver uma lista de clientes, melhor ainda. Além da divulgação na própria loja, é possível enviar mensagens de texto ou e-mail. Com alguns cliques e um sistema de automação, dá para selecionar apenas a audiência certa para cada tipo de anúncio.

Divulgue com antecipação

Como falamos, é preciso organizar o estoque muito antes da campanha. No entanto, não podemos esquecer de que as ações de divulgação também devem ser antecipadas. Principalmente porque hoje em dia o consumidor tem diversas opções de escolha.

Se você não o conquistar a tempo, outra marca vai fazer. Por isso, mexa-se! Crie um plano de merchandising no seu ponto de venda e explore todo o potencial das redes sociais. Na véspera de uma promoção, mude as capas dos perfis com ilustrações informativas.

Poste imagens criativas, faça enquetes, interaja com os seguidores. Você pode até fazer um sorteio de descontos exclusivos por meio de uma chamada de vídeo. A ideia é ganhar a atenção e divulgar as ofertas.

Tenha uma equipe competente

O que seria do atendimento sem uma equipe eficiente? De nada adiantaria desenvolver campanhas nas melhores datas do varejo e oferecer produtos incríveis se os vendedores deixam a desejar, concorda?

Cada consumidor é único, mas uma coisa é certa: todos gostam de ser bem recebidos e, quando não isso não acontece, dificilmente voltam a comprar no mesmo lugar. Lembre-se de que as épocas que antecedem datas especiais são propícias para uma maior visitação.

Diante do aumento da demanda, é importante avaliar a necessidade de contratar mais pessoal. Além disso, o treinamento em vendas, habilidade de negociação e atendimento devem ser práticas constantes tanto para os veteranos quanto para novos colaboradores.

Como você viu, as datas do varejo são excelentes oportunidades de negócio. Não fique preso apenas aos momentos tradicionais. Invista também em dias simples: o dia do amigo, por exemplo, merece uma comemoração e isso pode render boas curtidas, comentários, compartilhamentos e vendas para você. Pense nisso!

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