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Por que investir em pesquisa de mercado? Conheça 8 benefícios!

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22 / 08 / 2018 | Blog, Marketing

Você já analisou que a dificuldade em se comunicar com o seu público pode ser por conta de uma estratégia mal definida? Você costuma realizar uma pesquisa de mercado para identificar o que pode ser melhorado?

Se não conseguiu encontrar as respostas para as perguntas anteriores, saiba que o seu negócio pode tomar um rumo que não gostaria. Entenda que as pesquisas são fundamentais, pois, quanto mais informações obtiver, naturalmente se torna mais simples construir a presença online que almeja.

Com isso, preparamos uma lista com 8 vantagens obtidas ao desenvolver uma pesquisa de mercado. Acompanhe a leitura e confira!

1. Reparar os erros a tempo

Por mais que você tenha ideias inovadoras e ache que o seu público vai abraçar as suas soluções logo de cara, perceba que nem tudo caminha tão tranquilamente assim. É essencial realizar pesquisas de mercado para obter um feedback do processo como um todo e identificar possíveis reparos nas campanhas.

Se você quer focar nas datas mais importantes do varejo, por exemplo, é fundamental fazer uma pesquisa para compreender quais são as festividades mais importantes para o seu público e descobrir as ações que funcionam melhor. Já pensou se você investe todo o seu orçamento em uma campanha grandiosa de mídia offline e percebe que o seu público queria uma promoção simples nas redes sociais? Com uma pesquisa bem-feita é possível aparar essas arestas a tempo.

2. Descobrir os pontos fortes e fracos com relação à concorrência

Assim como acontece no marketing pessoal, torna-se importante observar quais são os pontos fortes e fracos da sua gestão, pois, dessa forma, é possível aproveitar melhor as oportunidades e se preparar para quaisquer eventualidades que surjam. Na carreira de empreendedor é essencial ter estratégia e conhecer os seus pontos fortes e fracos para enxergar o que pode ser melhorado.

Pesquisas avaliativas conseguem contrapor os principais aspectos que influenciam o seu negócio e fazer com que a tomada de decisão seja mais eficiente. Compreenda o que seu concorrente faz de diferente para conquistar os consumidores e como isso se aplicaria à sua realidade.

3. Identificar as preferências do consumidor

Para oferecer um produto ou serviço de qualidade, você precisa entregar uma solução que supra os pontos de dor do seu público-alvo. Ou seja, o que sua empresa oferece deve resolver algum problema ou trazer um benefício real para a vida do cliente.

Sendo assim, identifique como é o dia a dia do seu público, suas preferências e necessidades. Coloque-se no lugar do seu cliente, afinal, como a psicologia do consumo explica, isso ajuda a identificar as situações que podem ser oportunas para a sua empresa e os gatilhos mentais que influenciam as decisões de compra do consumidor.

4. Conhecer a reputação da sua marca

Vamos levantar uma hipótese: seus negócios estão navegando de vento em popa e, de repente, você percebe um baque nas vendas e até comentários negativos sobre os produtos. É bem provável que a sua reação seja desesperadora, pois você não identificou ao certo o que aconteceu nesse meio tempo para os clientes recusarem suas soluções.

Dentre os vários desafios de marketing, saber redefinir os propósitos da marca faz com que os consumidores tenham a percepção exata da proposta de valor do seu negócio. As pesquisas contribuem e muito para remodelar as ações e não deixar que os problemas aconteçam para que você tenha que agir.

5. Prever tendências de mercado

Possivelmente, você já deve ter reparado que algumas empresas ficam para trás por não se adaptarem às mudanças contínuas que vivemos, não é mesmo? Veja que a Kodak, por exemplo, era líder no nicho que atuava. No entanto, ela falhou em reconhecer que todos começariam a tirar fotos digitais um dia e não precisariam dos seus produtos.

Utilizando as pesquisas de mercado, você consegue se antecipar às novidades e ajustar o seu negócio para que os times de vendas e marketing falem a mesma língua. O IGTV do Instagram, por exemplo, é uma tendência que só contribui para trazer conteúdos relevantes à audiência. Portanto, fique de olho no que pode ser benéfico para os resultados da empresa.

6. Reter talentos na empresa

Embora a maioria dos recursos sejam destinados para impactar e influenciar a jornada de compra do consumidor, você jamais pode desconsiderar os colaboradores que lhe ajudam. Realizar uma pesquisa de satisfação com quem trabalha na empresa é tão importante quanto com o público-alvo.

Se o lugar de trabalho conta com um bom clima organizacional, naturalmente os funcionários se sentirão motivados e determinados a crescerem junto com a empresa. Por isso, não tenha receio de verificar a opinião das pessoas que contribuem para os seus resultados, pois é um canal indispensável para melhorar a imagem da marca.

7. Verificar os canais de maior relevância

Os canais de comunicação da sua empresa são a ponte entre a proposta de valor e o seu público-alvo, a fim de potencializar o bom relacionamento da marca com os consumidores. Não abra mão de fazer pesquisas para entender os passos percorridos pela jornada de compra e as preferências de contato da sua audiência com a empresa.

Independentemente de os visitantes surgirem no site, redes sociais ou qualquer outro canal de comunicação, saiba falar a língua correspondente ao seu público e adaptar as suas soluções para o tipo de pessoa que se interessa pelo negócio. Com isso, muitos erros serão minimizados e, consequentemente, a sua empresa se torna relevante no mercado.

8. Acompanhar os indicadores

Por fim, mas não menos interessante, as pesquisas de mercado são decisivas para amparar os indicadores do seu empreendimento. A inteligência de mercado tem enorme importância para as organizações, visto que proporciona dados relevantes e que ajudam na tomada de decisão.

A preocupação com esse setor faz com que o desenvolvimento de produtos ou serviços seja significativo para o mercado. Além disso, os indicadores são peças-chave no quebra-cabeça do marketing, pois permitem identificar excelentes oportunidades de atrair mais clientes que, talvez, outras pessoas não repararam ainda.

Portanto, se você tem a pretensão de tornar a sua marca conhecida e fazer com que as vendas aumentem gradativamente, conte com a expertise de uma agência de marketing para profissionalizar a sua gestão e trazer a visão estratégica que lhe falta.

Gostou desta lista sobre benefícios da pesquisa de mercado? Quer aprender como aplicar isso na prática? Então, entre em contato com a gente para orientarmos sobre o assunto!