Recém completados 10 anos de existência, o Instagram é atualmente uma das redes sociais mais populares do mundo. A plataforma sempre mostrou que busca constantemente realizar atualizações focadas nas tendências do momento, e dessa vez não foi diferente. Porém, até então todas as últimas atualizações foram mais simples. Fazia alguns anos que não tínhamos uma mudança grande na interface do aplicativo. 

Porém, isso mudou nesta semana, quando o chefe do Instagram, Adam Mosseri, divulgou no blog da empresa o novo design da tela inicial do aplicativo, o qual foi modificado para dar mais destaque aos recursos Reels, recurso de criação e exibição de vídeos curtos, e no Shop, que oferece compras dentro da rede social. 

Há alguns meses, o Instagram já vinha testando diferentes interfaces em vários países, mas somente agora podemos usá-las oficialmente. Continue acompanhando este conteúdo  e entenda quais foram as principais mudanças no app.

O que mudou no aplicativo?

A função Reels surgiu como uma aposta semelhante ao TikTok, aplicativo mais baixado no mundo no primeiro trimestre deste ano. Assim como o TikTok, o Reels, oferece a opção de os usuários gravarem vídeos curtos e compartilharem na plataforma. O recurso Reels, passa a ocupar o centro da barra inferior, ao lado do atalho para a loja integrada à rede social.

Confira também:

  • TikTok x Reels: Aqui em nosso blog, temos um conteúdo que aborda um pouco mais sobre essa disputa. Clique aqui e confira!
  • O TikTok como uma oportunidade para as marcas: O aplicativo que conquistou a nova geração de consumidores se tornou referência na criação de fenômenos instantâneos. Clique aqui e acesse o conteúdo!

Na aba Shop, será possível fazer compras diretamente do Instagram. O usuário vai encontrar produtos de perfis de lojas que segue, além de receber recomendações personalizadas, baseadas em seus interesses. 

Com essas alterações, os botões para adicionar um novo post e conferir as curtidas recebidas foram deslocados para a parte superior, próximo do novo ícone do Facebook Messenger após a integração com o Direct. 

(Foto: Instagram/Reprodução)

Quais os motivos das mudanças?

As mudanças são reflexos da nova forma de consumo dos usuários durante a pandemia. Além disso, com o aumento do número de jovens que usam o aplicativo, o Instagram optou por focar ainda mais neste público e em criadores de conteúdo, pois afinal, são eles que lançam tendências. Segundo a diretora de Operações do Instagram para América Latina, Adriana Grineberg, o Instagram se tornou uma grande vitrine, dando visibilidade, inclusive, a pequenas empresas. 

Instagram libera recurso onde mensagens se autodestroem

Outra mudança que chegou ao aplicativo recentemente, foi o chamado Vanish Mode. Através da função, é possível enviar mensagens que se apagam após a tela do chat ser fechada. O modo com mensagens temporárias poderá ser ativado ao deslizar para cima na tela de uma conversa convencional.

Na nova área, os aplicativos seguirão os mesmos recursos, como os de reagir às mensagens com emojis e de enviar GIFs e stickers, por exemplo. Para sair do Vanish Mode, será preciso apenas deslizar novamente para cima na tela da conversa.

Para planejar a atuação de sua empresa nas redes sociais, conte com a Motion Publicidade. Somos uma agência de marketing digital com foco em mídias sociais e iremos te ajudar a alavancar os negócios de sua empresa. Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp e não deixe de continuar acompanhando o nosso blog.