fbpx

O que aprender com a estratégia de comunicação digital da Prefeitura de Curitiba

Início » O que aprender com a estratégia de comunicação digital da Prefeitura de Curitiba

13 / 07 / 2021 | Blog, Criatividade, Cultura

O que é mídia social para você? Para ajudar na definição, nada mais é do que uma conversa, um jeito leve da empresa interagir e conquistar o seu público. Além disso, mídia social é posicionamento

Seja você do ramo da indústria, saúde ou comércio, saber transitar entre os assuntos mais sérios e leves com uma linguagem moderna é fundamental. Esse é o grande desafio de quem está à frente de um perfil institucional, com um posicionamento mais sério e conservador. 

Na maioria das vezes, mudar o tom ou propor uma linguagem mais leve, sem perder a seriedade do assunto, precisa de ousadia, estudo e muita dedicação. Nesse quesito, a Prefeitura de Curitiba tira de letra. Confira:

Prefeitura de Curitiba e as redes sociais

Para obter excelência em um trabalho, é necessário superar os desafios e realizar muitos testes. Nos últimos anos, a Prefeitura de Curitiba vem se destacando tanto no Facebook quanto no Instagram com ações que geram aprendizados para todos os profissionais da comunicação. 

Em publicações criativas e bem-humoradas, a página da capital do Paraná conseguiu algo que para algumas pessoas seria impossível: tornar o conteúdo das redes sociais de um órgão público leve e humano.

Com uma linguagem bem diferente do que estamos acostumados a ver em comunicações que abordam as questões públicas, a Prefeitura de Curitiba consegue envolver o público, aumentando seu alcance e engajamento nas redes sociais. A estratégia está baseada em:

  • Informação + interação 
  • Diálogo com o público
  • Agilidade
  • Relacionamento 

Além de se tratar de um case brasileiro, uma das lições que podemos tirar com as ações da comunicação em Curitiba, é que sim, o social media consegue humanizar a marca e adequar às informações de acordo com a linguagem de cada rede social. Para isso, eles utilizam as estratégias adequadas, desde a criação de conteúdo até a publicação do material.

Podemos observar também que o conteúdo não é apenas engraçado e leve, mas a sua essência está conectada com as necessidades da cidade e os serviços. O resultado é um alto índice de interações que são prontamente respondidas.

Uso de Memes

Sabemos que os memes viralizam nas redes sociais. O seu uso é uma forma de chamar a atenção dos usuários e de espalhar a marca no digital. Além do uso de memes, a Prefeitura de Curitiba conseguiu unir uma linguagem mais leve, usando referência de culturas pop e ‘geek’ com a prestação de serviço público, ganhando visibilidade e admiradores do trabalho nas redes sociais, conseguindo aumentar seu engajamento e relacionamento próximo com o público.

Posicionamento Covid-19

Nos últimos meses, com a vacinação contra a Covid-19 podemos observar uma relutância das pessoas, que não estão aceitando serem vacinadas. Muitos querem escolher a vacina, dificultando o avanço da vacinação de toda a população de Curitiba. Buscando uma forma de reverter a situação, a comunicação da Prefeitura de Curitiba produziu um conteúdo no formato de ‘teste’ para que cada pessoa pudesse descobrir qual a vacina era mais indicada para o seu caso. Seguindo pelo tom descontraído, mas, ao mesmo tempo, informativo, a ação foi bem vista e comentada entre os profissionais de marketing. Clique aqui e confira.

Com o conteúdo, conseguiram ressaltar o quanto a imunização é necessária. Todas as vacinas são seguras e aprovadas pela Organização Mundial da Saúde. Quando chegar a sua vez, não deixe de vacinar!

Confira também:

  • TikTok x Reels: Aqui em nosso blog, temos um conteúdo que aborda um pouco mais sobre essa disputa. Clique aqui e confira!
  • O TikTok como uma oportunidade para as marcas: O aplicativo que conquistou a nova geração de consumidores se tornou referência na criação de fenômenos instantâneos. Confira o conteúdo!
  • Transformações Digitais e a importância de estar atualizado. Saiba mais.
  • Shorts: Confira como funciona o recurso de vídeos curtos do YouTube. Ler matéria completa.

Conclusão

Por aqui, nossa equipe segue acompanhando o posicionamento da Prefeitura de Curitiba e parabenizamos toda equipe que vem fazendo um trabalho que é referência para todos os profissionais do Marketing Digital. É importante analisar e acompanhar empresas que conseguem inovar em seus conteúdos e posicionamentos, afinal, o marketing digital está em constante evolução. 

Você conhece mais algum case que serve como inspiração para melhorar o seu trabalho com o marketing digital? Conta pra gente!

A Motion Publicidade está aqui para ajudar a sua empresa a se movimentar! Somos uma agência de marketing digital com foco em mídias sociais e iremos te ajudar a alavancar os negócios de sua empresa. Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp
Acompanhe também o nosso Facebook, Instagram e nosso blog para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.