fbpx

Doutor, sua comunicação segue todas as normas do Marketing Médico?

Início » Doutor, sua comunicação segue todas as normas do Marketing Médico?

As redes sociais tem se apresentado como um canal muito importante para a criação de contato com os mais diversos públicos, fidelizando clientes e pacientes, unindo estratégias bem estabelecidas, planejadas e regularizadas. 

A produção de conteúdo relevante, informativo, necessário e que seja pertinente para o dia a dia das pessoas, é um caminho muito interessante e válido, oferecendo oportunidades reais aos profissionais de se inserirem nos meios e se beneficiarem positivamente com isso.

Muitas pessoas buscam na internet e nas mídias as informações que precisam e você pode disponibilizar esse conhecimento, solucionando problemas simples. Confiança com seu público, construção de autoridade nas redes sociais e estar presente no dia a dia dessas pessoas.

Mas para toda a construção desse processo de comunicação, há fundamentos e regularizações a serem seguidas, o que chamamos de Ética Profissional. Duas resoluções embasam: a Resolução CFM nº 1.974/11 e a Resolução CFM nº 2.126/15, são elas que estipulam os limites do marketing e da publicidade como um todo, para os médicos.

Abaixo você vai conferir os principais limites a serem considerados nas resoluções do Manual de Publicidade Médica:

Prescrever e fazer diagnósticos à distância

Os canais de comunicação são muito importantes para a disseminação de informações, inserir o médico no marketing e nas novas atualizações, mas as redes sociais nunca devem ser usadas para exercer a prática da profissão de fato. 

Investir na comunicação de forma online tem mostrado muitos benefícios e relevância para os negócios, mas isso deve ser feito com os devidos cuidados e sempre diferenciado o meio de comunicação do exercício da medicina.

Publicar foto dos pacientes

Para finalidades publicitárias, é expressamente proibido. Seja para divulgar técnicas, mostrar o resultado de procedimentos ou trazer apreço a marca. Não há exceções, a exposição do paciente é proibida mesmo que se tenha uma autorização expressa do mesmo.

Anunciar equipamentos novos com tom sensacionalista:

É preciso ter cuidado na divulgação. Ainda que você identifique seus novos equipamentos e aparelhagens como um diferencial perante os outros concorrentes, isso não deve ser colocado em benefício próprio. Tenha cautela! 

O que você está divulgando não pode sugerir a ideia de uma certeza de sucesso para o procedimento, é preciso ter sutileza, divulgar a sua clínica/consultório como um todo, sem abrir margem para outras interpretações e uso de tom sensacionalista. Não coloque-se como “o melhor”, “o mais especializado” e “certeza de resultado”.

Divulgar especialidade não comprovada

Expressamente proibido pelo Conselho Federal de Medicina. Somente especialidades com certificação e comprovadas podem ser divulgadas. Atuações reconhecidas pelo CFM ou pela Comissão Mista de Especialidades, podem ser anunciadas, desde que estejam finalizadas e não em andamento. 

Preços dos procedimentos e serviços:

Uma das resoluções aborda esse ponto deixando como prática irregular a divulgação de preços. Isso varia desde o preço de procedimentos, a eventuais concessões de descontos, promoções ou outro vínculo e situação que tenha como resultado a atração de clientes por esse meio. 

Além de considerar que são processos muito rigorosos e particulares, de passar por avaliação, ter o contato com o profissional e uma consulta mais detalhada e especializada para ter essas definições.

E aí, Doutor, sua comunicação segue todas as normas do Marketing Médico? 

Se seguir os pontos citados acima, já é um grande passo para prosseguir no sucesso da sua comunicação profissional!

Todas as mídias devem ter uma atenção rigorosa às determinações do CFM, para que não se tenha seguimentos antiéticos e não regularizados. 

Gostou desse conteúdo? 

Em todo o nosso blog temos uma variedade de conteúdos que irão ajudar a alavancar sua especialidade na internet, confira!

Doutor(a), você está no Google meu Negócio?

Fazer plantão ou investir na própria carreira?

Gatilhos Mentais: o que são e como usá-los? 

Motion Publicidade

Doutor, estamos aqui para ajudar a movimentar sua carreira! Somos uma agência de marketing digital com foco em mídias sociais e iremos te ajudar a se tornar uma referência. Entre em contato conosco através do WhatsApp
Acompanhe também o nosso Facebook, Instagram para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.