O marketing na indústria farmacêutica sempre foi um desafio para todos os gerentes de marketing. Isso porque o órgão regulador do setor, a Agência Nacional de Saúde (ANVISA), estabelece regras rígidas quanto à publicidade e propaganda de medicamentos.
Mas, nos últimos anos, o marketing de conteúdo tem se mostrado um grande aliado para atrair, engajar e converter os públicos de relacionamento da indústria farmacêutica.
O que é marketing na indústria farmacêutica?
O marketing na indústria farmacêutica trabalha basicamente com dois pilares: B2B (Business to business) e B2C (Business to consumer).
O B2B é um esforço para conquistar a preferência dos médicos, hospitais, clínicas, distribuidores de medicamentos e drogarias. Esses são os intermediários que levarão os remédios até o consumidor final (B2B).
Essa é uma das peculiaridades que diferenciam a indústria farmacêutica de outros setores. Isso porque, além de precisar se comunicar com seus clientes finais, é necessário passar pelos intermediadores desses medicamentos. Esses são os responsáveis por agregar valor à marca, transmitindo seriedade, confiança e eficiência, fatores fundamentais para a indústria farmacêutica.
Para toda a comunicação referente à publicidade sofre fiscalização, a ANVISA estabelece regras, e alguns critérios devem ser seguidos como:
- a informação do registro de medicamento na ANVISA;
- indicação de uso;
- contraindicação;
- mensagem em caixa alta alertando sobre os riscos;
- medicamentos tarjados não podem ter sua publicidade orientada ao consumidor final, pois precisam de prescrição médica.
Todas as ações têm como objetivo garantir a segurança do consumidor e inibir a automedicação.
Mas afinal, por que investir em marketing?
- No Google, 1 em cada 20 buscas diz respeito a questões de saúde: As marcas que ainda não estão expostas na rede estão perdendo uma grande chance de se comunicar e expor suas soluções para uma audiência cada vez maior e muito interessada em soluções para as suas questões.
- Médicos realizam, em média, 6 pesquisas profissionais por dia: Como os pacientes estão realizando consultas prévias na internet, eles chegam aos consultórios com solicitações por medicamentos específicos. Para atender a essa demanda, os médicos também estão recorrendo aos buscadores para pesquisar sobre esses medicamentos.
Crie e-books e outros materiais ricos
Ebooks, podcasts, webinars e infográficos são os exemplos mais comuns de conteúdos ricos encontrados na web. Esses materiais são usados como iscas para atrair leads, ou seja, potenciais clientes para o seu negócio.
Isso porque é comum, para que as pessoas tenham acesso a esse conteúdo mais elaborado, elas deixarem em troca alguns dados de contato essenciais por meio de uma landing page.
Mantenha as redes sociais sempre em dia
Se você quer manter a competitividade perante a concorrência, é preciso criar e manter as suas páginas atualizadas nas redes sociais. Elas são importantes para gerar tráfego para o seu site e para manter clientes e leads informados.
Para definir quais são as melhores redes, faça uma pesquisa e descubra onde está concentrado o seu público. Facebook? Twitter? Instagram? LinkedIn?
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