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Dicas valiosas de marketing para Indústrias Farmacêuticas

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7 / 07 / 2022 | Blog

O marketing na indústria farmacêutica sempre foi um desafio para todos os gerentes de marketing. Isso porque o órgão regulador do setor, a Agência Nacional de Saúde (ANVISA), estabelece regras rígidas quanto à publicidade e propaganda de medicamentos.

Mas, nos últimos anos, o marketing de conteúdo tem se mostrado um grande aliado para atrair, engajar e converter os públicos de relacionamento da indústria farmacêutica.

O que é marketing na indústria farmacêutica?

O marketing na indústria farmacêutica trabalha basicamente com dois pilares: B2B (Business to business) e B2C (Business to consumer).

O B2B é um esforço para conquistar a preferência dos médicos, hospitais, clínicas, distribuidores de medicamentos e drogarias. Esses são os intermediários que levarão os remédios até o consumidor final (B2B).

Essa é uma das peculiaridades que diferenciam a indústria farmacêutica de outros setores. Isso porque, além de precisar se comunicar com seus clientes finais, é necessário passar pelos intermediadores desses medicamentos. Esses são os responsáveis por agregar valor à marca, transmitindo seriedade, confiança e eficiência, fatores fundamentais para a indústria farmacêutica.

Para toda a comunicação referente à publicidade sofre fiscalização, a ANVISA estabelece regras, e alguns critérios devem ser seguidos como:

  • a informação do registro de medicamento na ANVISA;
  • indicação de uso;
  • contraindicação;
  • mensagem em caixa alta alertando sobre os riscos;
  • medicamentos tarjados não podem ter sua publicidade orientada ao consumidor final, pois precisam de prescrição médica.

Todas as ações têm como objetivo garantir a segurança do consumidor e inibir a automedicação.

Mas afinal, por que investir em marketing?

  • No Google, 1 em cada 20 buscas diz respeito a questões de saúde: As marcas que ainda não estão expostas na rede estão perdendo uma grande chance de se comunicar e expor suas soluções para uma audiência cada vez maior e muito interessada em soluções para as suas questões.
  • Médicos realizam, em média, 6 pesquisas profissionais por dia: Como os pacientes estão realizando consultas prévias na internet, eles chegam aos consultórios com solicitações por medicamentos específicos. Para atender a essa demanda, os médicos também estão recorrendo aos buscadores para pesquisar sobre esses medicamentos.

Crie e-books e outros materiais ricos

Ebooks, podcasts, webinars e infográficos são os exemplos mais comuns de conteúdos ricos encontrados na web. Esses materiais são usados como iscas para atrair leads, ou seja, potenciais clientes para o seu negócio.

Isso porque é comum, para que as pessoas tenham acesso a esse conteúdo mais elaborado, elas deixarem em troca alguns dados de contato essenciais por meio de uma landing page.

Mantenha as redes sociais sempre em dia

Se você quer manter a competitividade perante a concorrência, é preciso criar e manter as suas páginas atualizadas nas redes sociais. Elas são importantes para gerar tráfego para o seu site e para manter clientes e leads informados.

Para definir quais são as melhores redes, faça uma pesquisa e descubra onde está concentrado o seu público. Facebook? Twitter? Instagram? LinkedIn?

A Motion é especialista em Marketing Industrial!

A Motion Publicidade atua há mais de 9 anos atendendo diversos segmentos da indústria. Atuamos com uma equipe qualificada na concepção de uma marca autêntica e memorável, além de sermos especializados em Marketing Industrial, desempenhando a produção de conteúdos que vão progredir o relacionamento do seu público-alvo para a fidelização com o seu negócio. O start começa agora!

Em todo o nosso blog você também pode encontrar uma variedade de conteúdos que irão ajudar a alavancar seus negócios na internet!  Acompanhe também o nosso Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.