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Comece a usar as 4 principais métricas do marketing digital

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8 / 08 / 2018 | Blog, Marketing, Social Media

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado à capacidade de avaliar o seu desempenho e propor melhorias para seus processos produtivos e de venda. Esse trabalho também é essencial para desenvolver os canais de comunicação e divulgação do negócio. Por isso, as métricas de marketing digital são fundamentais.

Afinal, todo empresário deseja vender mais e contar com uma base de clientes ainda maior. Para isso, é necessário aumentar o tráfego nos canais de comunicação online, promover o engajamento dos seus seguidores e transformar essas pessoas em possíveis clientes do seu negócio.

Essas etapas do marketing só podem ser desenvolvidas e aprimoradas se empresários, gestores e profissionais de comunicação identificarem o que não funciona e o que pode ser melhorado. É nesse momento que as métricas de marketing digital devem ser usadas para otimizar o trabalho de divulgação e captação de clientes.

Antes de conhecê-las, que tal entender quais benefícios essa estratégia de comunicação e divulgação pode trazer para o seu negócio? Não deixe de ler os próximos tópicos!

Benefícios do marketing digital

Uma empresa de sucesso é aquela que consegue promover seus produtos ou serviços ao mesmo tempo em que atrai novos clientes e fideliza os antigos consumidores. Esse trabalho, porém, é bastante complicado e exige muito esforço e dedicação para que funcione corretamente e desenvolva o negócio.

Nesse sentido, as empresas sempre tiveram como desafio a necessidade de contar com canais de comunicação eficientes que permitissem melhor interação com os potenciais clientes. As formas tradicionais de propaganda (como flyers, outdoors e anúncios em meios de comunicação) tendem a ser caras e de difícil mensuração.

Por outro lado, o marketing digital surgiu como uma alternativa de comunicação mais barata, que permite um contato e um relacionamento mais próximo com os consumidores — sejam eles em potencial ou fidelizados. Além disso, essa estratégia é mensurada com mais facilidade e pode ser melhorada a cada nova campanha.

Dessa forma, o marketing digital consegue gerar inúmeros benefícios para as empresas, como os seguintes.

Presença online forte

Atualmente, as pessoas quando tem um problema, uma dúvida ou buscam alguma informação, elas utilizam os buscadores online, como o Google, para solucionar suas demandas. Por isso, uma empresa que deseja se destacar deve contar com uma presença digital forte e que facilite a marca ser encontrada na internet.

Com o marketing digital, é possível fazer com que o seu site seja achado com facilidade nas pesquisas online, assim como potencializar o alcance e a eficiência dos perfis em mídias sociais.

Conquistar novos clientes

Todo empresário sonha em conseguir vender para o maior número possível de pessoas, mas a verdade é que nem todos os consumidores precisam do seu produto ou serviço. Assim, é necessário desenvolver campanhas e ações que possam alcançar o público certo e, com isso, gerar novos clientes e fidelizar os antigos.

O marketing digital permite um alto nível de segmentação de público para as campanhas de divulgação de uma empresa — o que dificilmente acontece no marketing offline —, fazendo com que o seu negócio chegue até às pessoas que possam se interessar de fato pelos seus produtos ou serviços.

Fortalecer a imagem institucional e a marca

Além das estratégias de atração, captação e conversão de clientes, o marketing digital também permite desenvolver ações para o fortalecimento da imagem institucional e da marca da empresa, assim como oferece a possibilidade de humanizar o negócio, deixando-o mais atrativo para o seu público.

Esse processo pode ser executado com a geração de conteúdo de qualidade, informativo e que divulgue soluções úteis para os clientes e pessoas que se relacionam com o negócio. Com isso, você consegue passar uma imagem de que a sua empresa é a principal referência em sua área de atuação.

Agora que você já sabe como o marketing digital pode ajudar a sua empresa, que tal descobrir quais as principais métricas de mensuração? É só conferir os próximos parágrafos!

Métricas para marketing digital

Existem diversas métricas que podem ser mensuradas e acompanhadas em sua estratégia de marketing digital. Neste tópico, vamos apresentar e explicar quais são os principais itens que devem ser observados em suas ações online.

1. Taxa de Conversão

Essa métrica é usada para medir a efetividade de um site ou página de vendas. Com ela, você consegue saber qual o percentual de vendas ou cadastros conseguidos pelo site do seu negócio. Assim, é possível medir a eficiência das suas ações de atração e conversão de clientes e propor melhorias em suas estratégias.

2. Taxa de Vendas

Essa métrica é bastante similar à taxa de conversão, porém, deve ser usada para avaliar o desempenho da sua equipe de vendas.

Com essa métrica é possível desenvolver um instrumento de avaliação do desempenho individual do vendedor nos diferentes canais de vendas (chat online, e-mail, telefone e atendimento presencial).

3. Ticket Médio

Essa métrica apresenta o valor médio em dinheiro de cada venda feita e contribui para o planejamento das suas próximas campanhas de marketing digital. O ticket médio pode ser calculado facilmente.

Imagine que no mês passado a sua empresa fez 100 vendas gerando um faturamento de R$ 300 mil. Dessa forma, o seu Ticket Médio será de R$ 3 mil (300.000/100 = 3.000).

4. ROI

O Retorno sobre Investimento ou return of investiment (ROI) é uma das principais métricas do marketing digital. Com ela, você consegue comparar o quanto cresceu em vendas com o quanto você gastou para promover o seu negócio. Assim, você consegue entender melhor seus investimentos e como melhorá-los.

O ROI é calculado pela seguinte fórmula:

ROI = retorno – custo do investimento / custo do investimento.

O marketing digital permite que empresários, gestores e profissionais de comunicação avaliem o resultado de cada campanha e ação desenvolvida na internet. Com isso, conseguem planejar o negócio com mais eficiência e desenvolver um trabalho melhor direcionado para atração e aquisição de clientes, assim como melhorar as vendas.

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