5 dicas de marketing para Indústrias da Construção Civil

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6 / 06 / 2022 | Blog

A construção civil é uma das indústrias mais importantes do mundo e que tem alto potencial transformador para a sociedade. Apesar disso, esse setor ainda tem muito a aprender sobre a divulgação de seus produtos e serviços.

Engana-se quem pensa que as estratégias de marketing, principalmente aquelas voltadas para o universo digital, devem ser adotadas apenas por empresas tecnológicas ou voltadas ao público jovem. Quando existe um planejamento bem estruturado, independentemente do ramo de atuação, é possível fazer bons negócios na internet.

De maneira geral, o marketing conecta clientes (e suas necessidades) e empresas (e suas soluções). Por isso mesmo, se não se preocupar em desenvolver estratégias de marketing, sua empresa pode deixar de alcançar potenciais clientes; e a sua marca pode passar despercebida. Não é o que você quer, né?

O que é marketing na construção civil?

O marketing na construção civil é uma maneira de ir em busca de resultados que façam a empresa ser reconhecida e gerar mais vendas. Para isso, é preciso de planejamento, orçamento e implementação, assim como em uma obra.

Na construção civil, um mercado em que os clientes realizam compras de alto valor (por vezes, o maior investimento de suas vidas), as estratégias de marketing são fundamentais para que a marca transmita credibilidade e para que as pessoas se sintam confiantes e confortáveis para comprar.

Ao elaborar um plano de marketing voltado para a construção civil, é preciso levar em consideração o posicionamento da empresa com relação a alguns pontos, que são os diferenciais da marca.

É essencial lembrar que os clientes e prospectos são a parte mais importante na construção do marketing, já que eles podem não só aumentar o faturamento da empresa, como também recomendá-la a outros clientes.

Qual a importância do marketing na construção civil?

O marketing na construção civil tem o poder de apresentar a empresa a outros públicos, que não seriam alcançados com formatos mais tradicionais. Além disso, consegue ajudar o público a resolver um problema ou manifestar um desejo, como o sonho da casa própria.

A construção civil, para vender um produto ou serviço, como tem o ticket médio elevado, precisa construir autoridade com o cliente para fechar negócio. O uso do Marketing Digital e do Marketing de Conteúdo como estratégia, pode baratear os custos para fechar os negócios.

Falando em vendas, outro benefício do marketing na construção civil está no fato de que ele pode auxiliar os times de vendas (independentes ou não) a fecharem as vendas, por meio do uso de conteúdos específicos para esta fase e que eliminam objeções dos clientes.

Como as empresas de construção civil costumam trabalhar com vendas ativas, como uso de corretores de imóveis, esta maneira de usar o marketing pode gerar inúmeros resultados de vendas.

5 dicas de marketing para o setor de construção civil

1. Tudo começa com uma persona

Provavelmente, a sua empresa já tem um público-alvo para o qual direciona todas as suas ações, certo? Para facilitar ainda mais esse trabalho e ser assertivo nas estratégias de marketing crie uma persona, ou seja, um cliente semi fictício com as principais características do seu cliente real. Afinal, é muito mais fácil falar com quem você conhece!

2. Tenha um site atrativo e que funcione bem

É imprescindível ter um site com blog e um planejamento de produção de conteúdo para alimentá-lo adequadamente, de acordo com a estratégia de marketing adotada.

Pense que, caso o seu cliente não encontre seu site, provavelmente ele vai buscar o concorrente. Atente-se a questões de identidade visual, se o formato é adaptável à tela do celular, se as páginas travam ou demoram para abrir, se há espaço para cadastro, contato, etc.

3. Um bom Marketing de Conteúdo começa com um blog

Existe alguns conteúdos na internet sobre o setor de construção civil, porém muitos deles ainda são superficiais e não esclarecem as dúvidas de sua persona.

Nesse contexto, a criação de um blog é a maneira mais fácil de ganhar autoridade e confiança por meio de seus conteúdos. Essa estratégia também vai contribuir para que a sua empresa esteja bem posicionada nos buscadores e tenha mais credibilidade e autoridade no mercado.

4. Criação de e-books e outros materiais ricos

Ebooks, podcasts, webinars e infográficos são os exemplos mais comuns de conteúdos ricos encontrados na web. Esses materiais são usados como iscas para atrair leads, ou seja, potenciais clientes para o seu negócio.

Isso porque é comum, para que as pessoas tenham acesso a esse conteúdo mais elaborado, elas deixarem em troca alguns dados de contato essenciais por meio de uma landing page.

5. Mantenha as redes sociais sempre em dia

Se você quer manter a competitividade perante a concorrência, é preciso criar e manter as suas páginas atualizadas nas redes sociais. Elas são importantes para gerar tráfego para o seu site e para manter clientes e leads informados.

Para definir quais são as melhores redes, faça uma pesquisa e descubra onde está concentrado o seu público. Facebook? Twitter? Instagram? LinkedIn?

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